Governo realiza cerimônia de entrega de diplomas Médicos revalidados pela UEMA

Por em 18 de junho de 2021

O Governo do Estado do Maranhão realizou na noite desta sexta-feira (18) a cerimônia virtual de entrega de 241 apostilas dos diplomas médicos expedidos por Instituições de Ensino Superior Estrangeiras e revalidados pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no processo especial de revalidação de diploma de médico.

Participaram do evento o vice-governador do estado do Maranhão, Carlos Brandão; o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o vice-reitor da Instituição, Walter Canales; a Pró-reitora adjunta de graduação e presidente da comissão permanente de revalidação da UEMA, Fabíola Santana, além de autoridades políticas, docentes e graduados em medicina.

O vice-governador Carlos Brandão destacou que sendo oriundo da UEMA estava muito orgulhoso em participar da solenidade e acompanhar as conquistas da Universidade. “Com a chegada da COVID, nós tivemos que nos reinventar e apresentar soluções práticas e objetivas, melhorar a ciência, a tecnologia, a maneira de trabalhar e tivemos grandes avanços. Temos que parabenizar a todos pelo empenho. A UEMA tinha que se destacar nesse trabalho e mostrar para o Brasil a importância da revalidação. Foi uma vitória para os médicos e uma vitória para o corpo acadêmico da Universidade que realizou todo o processo dentro do rigor da lei, dentro das medidas que são necessárias para que pudessem avaliar e aprovar esses diplomas. Queria desejar boa sorte aos médicos e parabenizar todos os colaboradores da UEMA que fizeram um trabalho sério. E tenham certeza que esse trabalho vai ajudar a salvar muitas vidas”, disse o vice-governador Carlos Brandão.

O reitor agradeceu o apoio do governo no processo de revalidação e parabenizou os médicos. “Gostaria de agradecer ao governador e vice-governador pelo apoio contínuo e permanente a nossa Universidade, apoio materializado, não apenas em investimentos para o nosso desenvolvimento, mas também, acreditando na nossa capacidade técnica. Agradeço também aos médicos que acreditaram na UEMA e confiaram na nossa capacidade científica, na lisura do nosso processo para tornar esse momento possível, um momento de reconhecimento e solidariedade. Nós precisávamos contribuir no combate de um grave problema de ordem nacional, que é a minimização da extraordinária carência de profissionais médicos brasileiros”.

“Portanto, o ato de revalidação é um ato de reconhecimento do esforço, da energia dispendia, não só de indivíduos, mas também de familiares que apoiaram esse sonho para que ele se tornasse realidade. Nós temos também um aspecto solidário, pois essa iniciativa da UEMA vai para além do Maranhão, vai para todo o Brasil. A UEMA hoje reafirma o compromisso com as pessoas, com o ser humano, com o povo do Maranhão, renova sua fé em ser uma Instituição Pública, de conhecimento e formação profissional que transforma em cidadania a perspectiva de desenvolvimento do nosso povo e da nossa gente, a Universidade Estadual do Maranhão que fez e faz uma opção diária, uma opção pela vida, com consciência e muita esperança, é disso que se trata o apostilamento de diplomas médicos no dia de hoje”, enfatizou o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa.

A Pró-reitora adjunta de graduação e presidente da comissão permanente de revalidação, Fabíola Santana, explicou todo o processo de revalidação e destacou: “Neste momento de agravamento da pandemia da COVID-19 tem sido necessária a mobilização de esforços e o empenho de todos os seguimentos da sociedade para ajudar no combate ao vírus e as Universidade têm cumprido um papel importantíssimo com a produção do conhecimento científico em busca de soluções para salvar vidas, além de prestar serviços no âmbito de sua atuação e autonomia apoiando os Estados para o enfrentamento da pandemia”.

A médica Cynthia Castro Porto, formada pela Universidad Cristiana de Bolivia – UCEBOL de Santa Cruz de la Sierra, falou representando os profissionais com diplomas revalidados. “Alguns anos atrás deixamos o nosso país em busca de um sonho, seria o início de uma nova vida, enfrentamos dificuldades, muitas noites em claro e momentos de renúncia da convivência de amigos e da família, mas agora podemos olhar um para o outro e dizer nós realmente conseguimos. Posso afirmar que foi um processo de transformação e que agora possamos trabalhar de forma silenciosa e discreta, pois o que deve aparecer é a presença da satisfação de um bom atendimento para o nosso paciente. É com o coração transbordando de alegria que quero agradecer a Deus que nos fez permitir e cumprir a promessa de cada um de nós revalidados”.

Processo

O diploma de Medicina de universidades estrangeiras deve ser revalidado no Brasil para o exercício da profissão em território nacional, segundo o Ministério da Educação (MEC). A revalidação só pode ser feita pelas universidades públicas brasileiras que tenham cursos reconhecidos no mesmo nível e área, ou equivalente.

A participação da UEMA no processo de revalidação dos diplomas de Medicina contribui para consolidar a missão institucional, por meio do compromisso com a sociedade maranhense em um momento de grande urgência. A UEMA realizou a revalidação e assim amplia o quadro de médicos, pela necessidade de mais profissionais da área da saúde para atuação no Estado, em função da pandemia de COVID-19.

Por: Karla Almeida