UEMA participa de Curso do Projeto Café Sustentável
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 5 de março de 2021
O vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales, participou ontem (4), do curso oriundo do projeto Café Sustentável sobre o tema “Ecologia em saída: uma perspectiva filosófica sobre a crise climática”.
O evento ocorreu no Ministério Público do Maranhão (MPMA), mas também teve a participação on-line de gestores de diversos órgãos.
O curso, que foi ministrado pelo Doutor em Filosofia, professor da UEMA e líder do Grupo de Pesquisa CNPq Epistemologia e Educação, Leonardo Annunziato Ruivo; tinha como objetivo orientar as discussões relacionadas à crise climática sob uma perspectiva filosófica.
Na oportunidade, houve a assinatura pelo MPMA do termo de adesão ao programa Estacionamento Verde, proposto pela UEMA e pelo Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão.
“O Ministério Público tem a obrigação de cuidar das pessoas e do meio ambiente e não pode se eximir em nenhum momento dessa atribuição”, enfatizou o procurador geral de justiça, Eduardo Nicolau, após assinar o termo.
O Estacionamento Verde objetiva incentivar as instituições públicas e privadas a arborizarem os estacionamentos não cobertos, independentemente do tamanho da área. A adesão é voluntária e a instituição que adere recebe apoio técnico para a implementação do programa.
O vice-reitor Walter Canales Sant’ana comentou que o programa Estacionamento Verde é uma iniciativa coletiva que busca a mudança de cultura na sociedade. Além disso, pontuou a importância do projeto Café Sustentável, desenvolvido pela Uema em parceria com outras instituições, que fornece as mudas de árvores para os estacionamentos. “A universidade faz o seu papel e está sempre de portas abertas para a causa do meio ambiente e de outros programas que envolvam a ciência, a cultura e a educação em nosso estado”, disse.
Para o coordenador do Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão, Sálvio Dino, uma das vantagens do programa é o trabalho ser feito por meio do diálogo e de uma perspectiva educacional. “Todas as leis evidentemente existem para serem cumpridas. Mas não devem ser observadas unicamente pela carga de coercitividade e obrigatoriedade que possuem, mas também pelo caráter educacional, pedagógico. Nesse sentido, a Lei Municipal nº 6.247/2017 tem essa perspectiva”, explicou.
Fonte: CCOM-MPMA