UEMA divulga portarias sobre a implantação definitiva do processo eletrônico nos setores acadêmico, administrativo e de gestão de pessoas
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 25 de abril de 2020
A Universidade Estadual do Maranhão aderiu aos processos eletrônicos. Para isso, instituiu comissões para conduzirem a implantação dos processos eletrônicos nos setores ACADÊMICO, ADMINISTRATIVO e de GESTÃO DE PESSOAS, considerando o dever de assegurar eficiência, eficácia e efetividade da ação institucional e promover a adequação entre meios, ações, impactos e resultados. A partir de janeiro de 2021 os processos serão feitos pelo SigUEMA.
“Graves crises geram grandes oportunidades. Situações que nos levam ao limite são prodigiosas em causar rupturas. Temos que tirar algo positivo, de aprendizado, de avanço, do momento que estamos vivendo. Os meios físicos perderam sua prevalência por conta desta pandemia, a tecnologia se impôs como única alternativa de preservarmos o mínimo de “normalidade”. Na UEMA, há 5 anos, iniciamos um processo de transformação tecnológica, a partir de aquisição de equipamentos, ampliação da capacidade de rede e de internet, uso de um sistema de informação gerencial – o SigUEMA. Temos caminhado, estamos avançando, apesar das resistências e incompreensões. Contudo, agora não há mais tempo para lentas transições e adaptação cultural. Rupturas são necessárias! Precisamos abandonar definitivamente as práticas que contrastam com a “nova normalidade”. As diferenças entre o papel e os dados digitalizados, ou seja, entre processos eletrônicos e físicos, devem ser absolutamente superadas. Novos tempos, novas ordens e, consequentemente, maior aceitação a tudo o que é eletrônico”, disse o reitor Gustavo Costa.
Ele, ainda, complementou: “Se antes era difícil pensar num processo digital, a partir de agora é irrazoável acreditar que o papel sobreviverá como meio processual. Desse modo, institui 3 comissões para conduzirem a IMPLANTAÇÃO DEFINITIVA do PROCESSO ACADÊMICO ELETRÔNICO, do PROCESSO ADMINISTRATIVO ELETRÔNICO e do PROCESSO ELETRÔNICO DE GESTÃO DE PESSOAS. Todas tem a missão de assegurar o pleno e exclusivo uso do SigUEMA a partir de 02 de janeiro de 2021. Não teremos dualidades, redundância com os processos físicos (de papel) e nem meios alternativos para os que se prendem ao passado”.
Confira as Portarias:
PORTARIA N. º 168-2020-GR-UEMA – COMISSÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO ELETRONICO UEMA
PORTARIA N. º 169-2020-GR-UEMA – COMISSÃO PROCESSO ACADEMICO ELETRONICO
PORTARIA N. º 170-2020-GR-UEMA – ELETRONICO GESTÃO DE PESSOAS