Um grupo de professores do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) desenvolveram um sistema colaborativo de mapeamento e acompanhamento dos casos do novo coronavírus Covid-19 entre profissionais de saúde no Estado do Maranhão.
O sistema será alimentado com informações fornecidas diretamente e exclusivamente por trabalhadores das áreas de enfermagem, medicina, fisioterapia, técnicos de enfermagem e residências profissionais correlatas que estejam atuando neste período de pandemia. Contudo, outra grande vantagem do sistema que o mesmo pode também ser readequado e direcionado para acompanhamento da Covid-19 em outras classes de profissionais ou outros grupos sociais, tais como: pessoal da segurança pública, professores, alunos da rede pública e outros.
O idealizador e gestor da construção deste sistema é o professor Carlos Ronyhelton Santana de Oliveira do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC). Mais docentes do mesmo departamento integram a equipe de dsenvolvimento: Fernando Lima, Amália Castro, Paulo Flexa, Adilto Cunha, Flavio Nunes, Kaio Nogueira e Lourival Matos. Também participam no projeto outros membros externos: a Enfermeira Daniela de Sousa Lima e o Engenheiro Eletricista Carlos Nihelton Santana de Oliveira.
Como vai funcionar?
Para atingir o maior alcance entre seu público alvo o serviço do Painel Estadual da Covid-19 de Profissionais de Saúde conta com um site e aplicativos nas versões Android e IOS para dessa forma estar o mais acessível possível aos profissionais de saúde. Contando com um sistema de cadastro e posterior acesso por login (email e senha) o mesmo facilitará a edição dos dados (para a devida atualização) de forma pontual a cada um dos itens em que os profissionais serão monitorados ao longo do tempo.
Incialmente, estes grupos de profissionais da saúde colaborarão com informações profissionais e dos seus respectivos quadros de saúde em relação a Covid-19 sendo que o real conhecimento destes dados serão essenciais para as tomadas de decisões de políticas públicas e privadas durante o enfrentamento da pandemia.
Ao decorrer do cenário da atual pandemia o sistema irá monitorar e apontar os níveis de contaminação entre as referidas classes profissionais, o sexo e as faixas etárias mais infectadas, distribuição dos casos por rede hospitalar, comorbidades e cidades maranhenses, conforme afirmou o pesquisador e programador chefe do projeto, o Prof. Me. Carlos Ronyhelton Santana de Oliveira.
De acordo com a Prof. Maria Amália: o Painel Estadual da Covid-19 de Profissionais de Saúde, como assim o sistema foi denominado, será capaz de expor o cenário real enfrentado pelas categorias profissionais listadas que são consideradas mais suscetíveis à contaminação dada a convivência diária entre pacientes acometidos por este mal.
Para o pesquisador Paulo Flexa “o sistema representa uma importante plataforma para quantificar o número de profissionais de saúde que estão ou estiveram contaminados com a Covid-19. A partir desse mapeamento será possível realizar um diagnóstico da real situação no Maranhão. Esse ferramenta será fundamental, por exemplo, para que o governo planeje e execute a correta distribuição dos profissionais e EPIs da saúde nos postos de trabalho.”
O Professor e Diretor do CCT, Fernando Lima, destacou que o sistema como pensado é algo inovador e será de muita valia para a Secretária de Saúde do Maranhão. E, se for o caso, pode ser usado em todo o Brasil a fim de que seja acompanhado diariamente a situação de todos os profissionais da saúde. Acrescentou ainda que “possuir estes dados é algo imprescindível ao cenário atual, pois com estas informações reais e diárias servirão também de alerta social sobre os riscos constantes que os profissionais de saúde estão expostos; podendo com isto alertar a população da necessidade de adotarem o distanciamento e o isolamento social no objetivo de refrear a escalada de contaminação, e assim diminuir consequentemente os riscos a que estes profissionais estão expostos e o risco iminente de proliferação entre familiares destes.
A equipe desenvolvedora conta com a adesão de todos os profissionais de saúde das classes mencionadas e que estão atuantes neste período para realizarem seus cadastros e ao longo do tempo atualizarem seus estados de saúde em relação a Covid-19 entre as opções “Não possuo/Não apresento sintomas”, “Apresentando sintomas”, “Curado(a)” e “Diagnóstico confirmado”. Todas as estatísticas levantadas poderão ser consultadas pelo público em geral no sistema para o Estado do Maranhão e também individualmente para cada um dos seus municípios.
Tanto o sistema web quanto os aplicativos já estão prontos e prestes a serem laçados nas duas lojas de aplicativos mais famosas: Play Store e App Store.
Informa-se ainda que esta ferramenta é uma colaboração social do CCT e da UEMA com a sociedade e profissionais de saúde maranhense. Neste sentido para maior proveito para o governo e para a Secretaria de Saúde é fundamental a divulgação do sistema alcance a todos os profissionais da área.
O acompanhamento do desenvolvimento do Painel Estadual da Covid-19 de Profissionais de Saúde conta com o apoio e colaboração do Reitor Gustavo Costa e do Vice-Reitor, Walter Canalles, que articulam junto ao poder público a sua finalização e aplicação.