UEMA realiza I Simpósio de Leishmaniose
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 15 de outubro de 2019
Foi realizada na manhã desta segunda-feira (14), a solenidade de abertura do I Simpósio de Atualidades em Leishmanioses.
O evento tem como objetivo promover a reflexão, considerando os indicadores de doenças emergentes e populações negligenciadas em todo o Maranhão, além de contribuir para que a temática esteja inserida na agenda das Políticas Públicas.
Participaram da solenidade de abertura a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Rita de Maria Seabra; a diretora do curso de Medicina Veterinária e presidente do evento, Ana Lúcia Abreu Silva; a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão, Francisca Neide; o assistente do Centro de Ciências Agrárias, professor Nordman Wall; a vice-presidente do evento, Larissa Sarmento dos Santos; a coordenadora da Pós-Graduação em Ciência Animal, Alana Lislea de Sousa; a coordenadora da Pós-Graduação Bio Norte, Patrícia Maia Albuquerque e o vice coordenador da Pós-Graduação em defesa Sanitária Animal, Daniel Prazeres Chaves.
Segundo a presidente do evento, Ana Lúcia Abreu, o evento é extremamente necessário devido aos números de casos da doença em todo o país. “O objetivo é trazer quais atualizações existem no tratamento dessa doença, que é considerada negligenciada, quais estratégias de controle, devido ao grande número de casos, especialmente no nosso estado”, disse a professora.
A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Rita Seabra, destacou a importância do evento: “Eventos assim são muito importante, pois promovem a integração e fortalecem as parcerias entre as instituições aqui envolvidas. A Universidade pode mostrar a sua capacidade de trabalho, quais produtos pode gerar para contribuir para melhorar esse quadro no estado”, afirmou.
A palestra de abertura “Atualidades em Leishmanioses”, foi ministrada pelo palestrante Gad Baneth, da Hebrew University de Israel.
O evento, que será realizado até esta terça-feira (15), conta em sua programação com palestrantes de renome nacional, das Universidades Federal do Piauí, de Minas Gerais, da PUC Minas e da Fiocruz.