NEGESF/UEMA realiza debate e lançamento do livro “O Ponto Zero da Revolução”
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 1 de outubro de 2019
O Núcleo de Estudos e Pesquisa de Gênero, Sexualidade e Família (NEGESF/UEMA) e várias entidades acadêmicas e políticas realizam nos dias 10/10 um debate com Silvia Federici e no dia 11/10 o lançamento do livro “O Ponto Zero da Revolução”, no qual a autora reconstrói os caminhos do feminismo e sua luta anticapitalista e anticolonialista.
A produção acadêmica de Silvia Federici está imbricada com sua ação feminista, cujos passos vêm de longe. Suas inquietações transcritas no livro Calibã e a bruxa, demonstra como os saberes das mulheres ignorados pela ciência foi apropriada pelo capitalismo e contribuiu para sua exclusão social e política e para o empobrecimento da ciência.
Quem é Silvia Federici?
É uma escritora, professora e ativista feminista italo-estadounidense. Nasceu em Parma/Itália há 77 anos. Seus trabalhos são dedicados a pensar as mulheres como sujeito político. Tem dado uma ênfase especial a discussão sobre o trabalho reprodutivo e de como sua gratuidade contribui para a exploração das mulheres, sendo, portanto, a base que sustenta o capitalismo
O PONTO ZERO DA REVOLUÇÃO: Trabalho doméstico, Reprodução e Luta Feminista – Este livro que será lançado no dia 11 de outubro, tem um significado especial para todas as feministas, em virtude da abordagem feita pela autora a partir de sua experiência pessoal o que foi a luta feminista no Século XX. Silvia recupera pontos importantes da luta feminista desde seus primórdios para recompor de forma mais completa os últimos 50 anos do feminismo no mundo.