UEMA inicia III Simpósio de Animais Silvestres do Maranhão
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 9 de maio de 2019
Teve inicio na manhã desta quinta-feira (09), no auditório do curso de Biologia, o III Simpósio de Animais Silvestres do Maranhão.
O evento, que é realizado pelo Grupo de Estudos de Animais Silvestres da UEMA, tem como objetivo integrar profissionais e acadêmicos das áreas de Medicina Veterinária, Zootecnia, Biologia, Oceanografia e demais interessados na biodiversidade da fauna silvestre e exótica e na Medicina da Conservação.
Participaram da mesa de abertura do Seminário, o professor Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho, representando a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Ana Maria Silva de Araújo; a diretora do curso de Medicina Veterinária, Ana Lúcia Abreu; o coordenador do evento e professor do Mestrado em Ciência Animal da UEMA, Diego Carvalho e o presidente do Grupo de Estudos de Animais Silvestres, o acadêmico Matheus Maciel.
Segundo o coordenador do evento, Diego Carvalho, o evento demonstra a preocupação dos médicos veterinários e dos acadêmicos com a conservação e o bem estar dos animais silvestres. “É muito importante a contribuição desse evento para as discussões sobre animais silvestres, pois aborda todos os aspectos envolvidos, como a conservação, bem estar e a nossa ética profissional. Nós sabemos a importância que nosso país tem na biodiversidade, então que cada um de vocês possam ecoar as informações que aqui serão transmitidas”, disse.
A diretora do curso de Medicina Veterinária, Ana Lúcia Abreu, destacou que o evento preenche uma lacuna e que é um espaço para o diálogo. “Queria dizer que me sinto agradecida por essas iniciativas nas quais a gente pode discutir um pouco sobre temas como a conservação. Que a partir desses diálogos possamos, juntos, construir uma proposta que agregue todos os profissionais envolvidos com esta temática”, afirmou.
Ainda durante a manhã, foi ministrada a palestra de abertura “Manejo alimentar visando o bem estar animal”, pelo zootecnista Vagner Rodrigo Pessoa, que atua no Parque Zoológico Dois irmãos, em Recife, Pernambuco.
O Seminário, que será realizado até sábado (11), conta em sua programação com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos.
Por: Polyanna Bittencourt
Foto: Edson Ferreira