Meu Amiguinho Pet: Cuidando dos animais abandonados
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 13 de maio de 2019
Um dos projetos de grande importância da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que acontece no Campus Paulo VI, é o “Meu Amiguinho Pet”, implementado recentemente pelo Hospital Veterinário (HVU) da instituição.
A UEMA, conta, hoje, com cerca de 100 animais, entre cães e gatos, abrigados em vários prédios no Campus. Em posse dessa estatística, a direção do Hospital Veterinário montou uma equipe entre médicos veterinários e técnicos para avaliar os animais, consultá-los, realizar exames de imagens e laboratoriais, bem como castrar machos e fêmeas.
Conforme explicou o diretor do Hospital, Arnodson Campelo, todos os cães e gatos existentes no Campus Paulo VI, recebem a assistência do HVU. “Nós, ainda fazemos pequenas cirurgias e os visitamos com frequência. Cuidamos bem deles porque entendemos que, fazendo assim, daremos maior visibilidade à campanha de doação que estamos implementando”, declara Arnodson.
O professor disse, ainda, que já existe um projeto, com origem na Prefeitura de Campus, que é a construção de abrigos em cada prédio onde vivem. Segundo ele, os abrigos impedirão que esses animais circulem pelo Campus, evitando, assim, a contaminação do meio ambiente, a disseminação de doenças, a agressão a outros animais, e, até mesmo, à comunidade universitária. Além disso, comentou Arnodson, serão melhor cuidados.
Texto: Alcindo Barros
Fotos: Rafael Carvalho e Edson Ferreira