Alunos de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde participam de Aula Inaugural no Campus Caxias


Por em 29 de abril de 2019



20190426_163648Na noite de sexta-feira (26 de abril), foi realizada a aula inaugural para a 6ª Turma do PPGBAS (Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde), no auditório Leôncio Magno, Campus Caxias. Ela foi ministrada pelo Prof. Dr. Bruno Severo Gomes, do Núcleo de Atenção ao Estudante da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). O tema da aula foi “Felicidade e Saúde Emocional na Pós Graduação”.

O Prof. Gonçalo Mendes da Conceição, do Curso de Biologia do Campus Caxias, saudou os presentes. “Vejo que praticamente todos os nossos alunos de Graduação do CESC UEMA estão aqui. O professor Bruno, graduado em Ciências Biológicas, Biomedicina, Teologia e especialista em Psicopedagogia, vai conversar com vocês sobre maneiras para enfrentar desafios nessa etapa de formação”, disse ele.

A Coordenadora do PPGBAS disse: “Agradeço ao professor Bruno por ter vindo até nós tratar de um tema que não está apenas nas academias, mas na nossa rotina. Trazer isso para cá foi uma forma que encontramos de trabalhar a felicidade e a saúde emocional junto com vocês, que são nossa família. E numa família há momentos em que a coisa ‘pega’, mas estamos juntos para levar isso com tranquilidade. Nesse sentido, convidamos o professor Bruno, para nos situar diante disso”.

O palestrante convidado falou: “O intuito aqui é instigar e fazer provocação; ver como estamos lidando com nossas adversidades e frustrações. Por exemplo, se tudo o que fiz de errado tivesse me deixado frustrado, carregando uma ‘mala’, eu não estaria aqui hoje. Me arrependo do que não fiz. O que fiz e deu errado uso como motivação para fazer novamente. Estudante de graduação, quando tira nota baixa, acha que só aquela disciplina é prejudicada. Não é, pois ele se preocupa tanto com ela que isso repercute nas outras”.

O professor Bruno questionou sobre o cotidiano dos alunos, relacionamentos pessoais, respostas negativas, decepções e a habilidade para lidar com isso: “Ouvir um ‘não’ pode nos marcar e a decepção. Isso se torna uma experiência. Não é livro de auto ajuda nem de receita de bolo”.

Os acadêmicos ouviram relatos sobre casos de stress, angústia, depressão e suicídio e que qualquer um pode estar sujeito a isso. Além de definições de saúde profissional, física, social, emocional, mental e espiritual. “Ninguém é cem por cento feliz. Precisamos da tristeza para saber o que é felicidade. No quesito profissão, vocês precisam fazer um exame de consciência para saber que profissionais querem ser. Você diz para sua família o que faz na faculdade? Divulguem o curso e vida profissional, o trabalho de vocês. Fazendo isso estarão, inconscientemente, trabalhando a saúde emocional”.

O ritmo intenso e o excesso de tarefas e a falta de tempo podem interferir no comportamento e saúde mental dos alunos. “Pesquisas mostram que metade dos alunos de pós-graduação depressivos e ansiosos afirmaram não receber orientação adequada de seus orientadores – e estes não tinham impacto positivo na saúde mental e emocional dos alunos. Temos que saber o momento de parar. Leiam algo além das coisas do curso; ofereçam coisas boas a si mesmos. Tenham tempo para vocês, pois não adianta se estressar. Vamos diminuir expectativas, para não causar insatisfação a nós mesmos. Também sejam gratos ao menos três vezes ao dia por coisas simples, como poder escovar os dentes, pois muita gente não consegue isso. Lembrem que a faculdade faz parte de nossa vida, não é a nossa vida”, disse o convidado.

Texto e Fotos: Emanuel Pereira



Últimas Postagens