Reitor Gustavo Costa participa da Solenidade de Abertura da Semana de Ciência e Tecnologia no Maranhão
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 17 de outubro de 2018
Ontem (16), no Multicenter Sebrae, foi realizada a solenidade de Abertura da Semana de Ciência e Tecnologia no Maranhão 2018, que contou com a presença do reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Costa, do governador Flávio Dino e autoridades de diversas instituições.
O evento, que este ano tem como tema ‘‘Ciência para Redução das Desigualdades’’, reúne diversas instituições de ensino, pesquisa, tecnologia, empresas, indústrias, editoras, dentre outros, para divulgação científica na sociedade.
Foram instalados 100 stands e serão realizadas estes dias cerca de 500 atividades.
Durante a solenidade de abertura, o governador do Maranhão, Flávio Dino, falou do quanto a ciência tem contribuído para a mudança da realidade de muitas pessoas no Maranhão, além de ressaltar a importância do investimento de recursos públicos em ciência e tecnologia.
“A Semana reúne a nossa inteligência do nosso estado (professores, estudantes, acadêmicos, pesquisadores) a serviço da transformação de uma sociedade mais justa”, ressaltou.
Para o secretário da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (SECTI), Davi Telles, que coordena o evento no Maranhão, a ciência é instrumento de revolução humana e promoção de igualdade.
“A temática desta Semana é muito especial sobretudo porque a ciência é um instrumento na história da humanidade essencial para as grandes revoluções humanas e, claro, dentro dessas revoluções, para promoção de igualdade entre as pessoas. Então, Viva a ciência e tecnologia! E vamos continuar afirmando direitos e promovendo a igualdade entre as pessoas, entre os maranhenses!”, disse.
O reitor Gustavo Costa comentou que o evento já está no calendário das instituições maranhenses e que é bastante aguardado pelo público.
“O evento é um convite a conhecer mais e melhor o que temos a oferecer ao povo do Maranhão, traduzido por meio das nossas ações de ensino, formação, de pesquisa, geração do conhecimento, de interface com as comunidades através da extensão. É uma grande festa da ciência. A Ciência como ferramenta de desenvolvimento sustentável e de redução de desigualdades”, disse.
A UEMA está com um stand no evento, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PPG) e Assessoria de Comunicação (ASCOM) da IES. Há uma vasta programação para os visitantes que devem passar pelo local até sábado (20). Dentre as atividades estão: lançamento de livro, exposição, palestras, apresentação de trabalhos de pesquisadores, dos estudantes que participam de projetos de Iniciação Científica e de Extensão Universitária; apresentações da educação a distância, de setores diversos e oficinas.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMA, Marcelo Cheche, o investimento em pesquisa aumentou nos últimos anos e iniciativas como essa fortalecem a ciência.
“Eu acho que investimentos importantes foram feitos nos últimos anos em pesquisa e pós-graduação, principalmente em bolsas de pesquisa, que fortaleceram e continuam fortalecendo. As bases foram constituídas para que nos próximos anos tenhamos um processo de consolidação da pós-graduação na UEMA. Em cursos de pós-graduação, saltamos de 10 para 15 cursos em quatro anos. Tivemos um aumento de 70% nas bolsas de iniciação científica e captação de recursos na FAPEMA, além do aumento do número de artigos. Eu penso que os frutos serão colhidos a médio prazo”, revelou.
Por: Débora Souza
Fotos: Jonas Sakamoto