UEMA inaugura livraria aberta à comunidade no prédio de História
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 10 de abril de 2018
Na manhã desta terça-feira (10), a Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Editora UEMA, inaugurou, no prédio do Curso de História-Praia Grande, a Livraria da UEMA, inicialmente com 132 títulos e cerca de 2 mil exemplares, que serão vendidos à comunidade acadêmica e ao público em geral.
Para o reitor Gustavo Costa, a Livraria é um espaço humanizado e de difusão do conhecimento produzido na UEMA. “Nós temos aqui nossos pesquisadores, estudantes e pesquisadores convidados, que serve como um fator de visibilidade para a nossa produção científica”, destaca o reitor. O professor Gustavo lembra que essa iniciativa era um sonho antigo da comunidade universitária, de conseguir um local que pudesse assegurar a promoção das obras dos professores da universidade. E Conclui: “Espero que a Livraria sirva como um instrumento de reafirmação da relação da UEMA com a comunidade e, que, possamos aqui, receber estudantes e pesquisadores, que venham conhecer o que está sendo produzido na instituição nos últimos anos”.
Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, declara que a Livraria cumpre a função de difundir a produção acadêmica, que é desenvolvida e financiada por intermédio da Editora UEMA. “Esse era um outro desafio pensado por esta gestão que, além de manter a Editora, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, como uma forma de valorização e difusão da nossa produção acadêmica, criar um espaço comercial para a Editora, através de vendas via contato com o seu site, e, agora, por intermédio de uma loja própria da UEMA”. Explica Marcelo.
Segundo o chefe de Editoração da EDUEMA, Cláudio Castro, todos os livros expostos na Livraria, hoje, estão ligados às áreas do conhecimento, majoritariamente, no campo das humanas, como por exemplo, Letras, História, Geografia e Ciências Sociais. Ele acrescenta, ainda, que todas as publicações são de autoria de professores e pesquisadores da instituição.
“A Livraria tem uma função importante na questão da produção acadêmica da universidade. Ela não é a Editora, ela é a parte exterior, a parte que liga tudo que se faz academicamente na universidade com o público externo que não conhece o que produzimos”, disse o professor Cláudio. E acrescentou: “A Livraria que vende as obras expostas, funciona também como um espaço de leitura para a população usuária”.
Participaram da solenidade, o vice-reitor Walter Canales; os pró-reitores Gilson Mendonça (PRA); Roberto Serra (PROPLAN); Andréa de Araújo (PROG), e Paulo Catunda (PROEXAE); a prefeita de Campus, Fabíola Aguiar; diretores de centros da capital e interior e convidados.
Texto: Alcindo Barros
Fotos: Rafael Carvalho