Calouros são recepcionados na UEMA
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 27 de fevereiro de 2018
A tarde dessa terça, 27, foi marcada pelo acolhimento acadêmico 2018.1 da Universidade Estadual do Maranhão. Centenas de calouros participaram da recepção especial de boas vindas dedicada a eles. A ação foi promovida pela pró-reitoria de extensão e assuntos estudantis.
De acordo com Paulo Catunda, pró-reitor de extensão e assuntos estudantis, a Acolhida foi um meio que a UEMA elaborou para demonstrar a satisfação e o contentamento que tem em receber os novos alunos; expressar o quanto se dedica para promover uma experiência única a cada um deles; além de mostrar o entusiasmo que tem em contribuir para a formação profissional dos discentes.
O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira da Costa, discorreu sobre as novas expectativas dos acadêmicos com o ingresso na Universidade. “É válido destacar que a grande menção a ser alcançada aqui é a formação cidadã. Pois, antes da formação profissional, antes de serem licenciados ou obterem o bacharelado, vocês estão se formando cidadãos e cidadãs melhores e mais conscientes. Esse processo vai ocorrer a partir do convívio diário com os seus professores, com seus colegas da mesma turma ou de outros períodos ou cursos”, frisou.
A premissa basilar, segundo o reitor, é que a universidade é um espaço de discordância, de diálogo, de debate, de crítica, de reflexão e de busca de convergência pelo o que move um indivíduo. “A convergência não significa abrir mão da sua opinião em favor da opinião do outro, mas sim, o encontrar de pontos em comum das nossas visões de mundo e da nossa compreensão da realidade. Essa mudança é importante porque só mudamos aquilo que somos capazes de conhecer primeiro. A realidade que vai ser apresentada a todos vai contribuir com a perspectiva crítica e reflexiva própria das universidades”, refletiu.
Ele ressaltou ainda que a Universidade é casa do conhecimento, receptáculo de sonhos e esperanças e perspectivas que trazem e continuarão trazendo gerações e gerações de alunos aos espaços acadêmicos. “A nossa missão preparar os jovens para o presente e futuro, por isso, a UEMA recebe cada um de vocês com muito entusiasmo. E nos comprometemos em ser uma universidade transformadora das vidas de cada um de vocês, apontando sempre como uma grande luz dos caminhos que vocês haverão de brilhar”, concluiu.
Os calouros do Campus Paulo VI, em São Luís, puderam conhecer ações e projetos especiais desenvolvidos por grupos de acadêmicos de diversos cursos da UEMA, tais como as equipes Vórtex, Zeus, Carcará, Coyote dos cursos de Engenharia Mecânica , Engenharia de Produção e Engenharia Civil. Havia também os representantes do Movimento Universitário de Evangelismo dando informações aos calouros sobre os encontros semanais que eles realizam em frente ao prédio do CSSA; os acadêmicos de Biologia falando sobre as ações da Assessoria de Gestão Ambiental da UEMA (AGA); e parte da equipe do Posto Médico, apresentando os serviços de saúde ofertados no local.
O núcleo de choro do Maranhão, oriundo do curso de Música, e o coral da UEMA (composto por estudantes do Programa de Formação Continuada Universidade Aberta Intergeracional- UNABI) apresentaram-se ao público presente.
PREMIAÇÕES
Os alunos com maior pontuação no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da UEMA (Paes 2018) foram premiados pela Instituição, com medalha e cerificação, de acordo com os centros de ensinos. São eles:
CECEN
1º ANDRESSA CONCEIÇÃO DE SOUSA FILOSOFIA LICENCIATURA
2º WILLIAM SOARES NASCIMENTO HISTÓRIA LICENCIATURA
3º CARLOS HENRIQUE BOTELHO ALBUQUERQUE UCHÔA HISTÓRIA LICENCIATURA
CCA
1º ANDRESSA ALMEIDA SANTANA DIAS MEDICINA VETERINÁRIA
2º GIANLUCA LIMA CRUZ BERRÊDO MEDICINA VETERINÁRIA
3º ANTÔNIO VICTOR MENDES DA SILVA MEDICINA VETERINÁRIA
CCSA
1º ARTHUR MENDES TAVARES DIREITO BACHARELADO
2º ANA LUIZA FEITOSA PEREIRA DE OLIVEIRA DIREITO BACHARELADO
3º ANA BEATRIZ FREIRE BORBA DIREITO BACHARELADO
CCT
1º FÁBIO HENRIQUE MATOS RIBEIRO FILHO ENGENHARIA CIVIL BACHARELADO
2º GIOVANNA LEITE CATOSSI ARQUITETURA E URBANISMO
3º LEONARDO DE AGUIAR MARQUES E ARAGÃO ENGENHARIA DA PRODUÇÃO
Por: Walline Alves
Fotos: Rafael Carvalho