UEMA realizará um fim de tarde ao som do violão
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 31 de janeiro de 2018
Quem acompanhou os eventos realizados pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) durante o segundo semestre de 2017 observou a participação da Orquestra de Violões da UEMA que surgiu de um projeto do professor do Curso de Música da UEMA e também, professor da Escola de Música do Estado do Maranhão (EMEM), Roberto Froes.
No curso de Licenciatura em Música, o violão é utilizado apenas como um instrumento auxiliar, um instrumento com um papel secundário para a educação musical de alunos da rede de educação básica. Observando o desejo, e também a necessidade, dos alunos do Curso de Música terem domínio sobre um instrumento musical específico, o professor Roberto Froes, que é Bacharel em Violão, ofereceu aulas do instrumento aos alunos que tiveram interesse no final do ano de 2016. Os alunos conseguiram desenvolver rapidamente a habilidade com o instrumento e, em pouco tempo, a Orquestra de Violões da UEMA começou a se apresentar em alguns eventos da cidade.
A partir do potencial dos alunos e as possibilidades de aperfeiçoamento que a prática em música de câmara oferece ao desenvolvimento do indivíduo, o Professor Roberto Froes decidiu transformar a Orquestra de Violões da UEMA em um projeto de extensão, sendo submetido e aprovado pelo colegiado do Curso de Música e, em seguida, aprovado como projeto do Bolsa Cultura (Programa da Coordenação de Cultura da PROEXAE-UEMA). Com a garantia de um certificado, os alunos participantes do projeto começaram a compartilhar os conhecimentos recebidos com a comunidade de São Luís. A Orquestra de Violões da UEMA, em parceria com a Escola de Música, que cedeu o espaço, também passou a dar aulas gratuitas para a comunidade.
A Orquestra de Violões da UEMA, agora se apresentando em conjunto com a Orquestra de Violões da EMEM e se denominando Orquestra de Violões da UEMA-EMEM, conquistou seu espaço como o grupo mais importante da música violonística do estado do Maranhão.
Se você ainda não conhece o trabalho da Orquestra de Violões da UEMA-EMEM, no dia 03 de fevereiro de 2018 (próximo sábado), às 17h, a orquestra estará se apresentando no Programa Pátio Aberto, do Centro Cultural da Vale. A entrada é gratuita. Será um fim de tarde ao som de violões. Obras de autores considerados clássicos como Bach e Villa-Lobos, serão apresentadas ao lado de obras de autores considerados da vertente popular, como João Pernambuco, além de autores contemporâneos já reconhecidos no círculo violonístico, como Jaime Zenamon e Celso Machado.
O Centro Cultural da Vale fica na Avenida Henrique Leal, 149, Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.
A Orquestra em seu pouco tempo de existência já foi convidada para se apresentar nos mais diversos espaços e eventos como: o Encontro Regional Nordeste do Fórum Latino-Americano de Educação Musical (Fladem Brasil) no Centro de Ciências Humanas (UFMA); a 38ª Reunião Nacional da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) em maio de 2017, no Centro Pedagógico Paulo Freire (UFMA); a 10ª Jornada de Extensão da UEMA (Campus Paulo VI); a XII Mostra Acadêmico-Científica e Cultural em Ciências Biológicas (UEMA) entre outros. Apenas no mês de dezembro foram mais de dez apresentações da Orquestra de Violões da UEMA-EMEM.
Além disso, a Orquestra de Violões participou do IX Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) que ocorreu em novembro de 2017, na cidade de Curitiba. Na ocasião, a Orquestra recebeu muitos elogios de professores e demais presentes que compareceram ao recital no Auditório da EMBAP, como a qualidade sonora, o repertório, a técnica e preocupação com a estética visual e a movimentação cênica do recital.
No início de 2018, a Orquestra de Violões da UEMA-EMEM foi convidada para participar do registro em CD da 5ª Mostra SESC de Música “Onde Canta o Sabiá”. Juntamente com outros nove artistas e grupos locais, a orquestra foi escolhida pela curadoria do SESC por ser considerado um grupo de grande relevância e participação ativa na vida cultural de São Luís.
Como projeto vinculado ao programa Bolsa Cultura da Coordenação de Cultura da UEMA, a Orquestra de Violões tem participado de várias ações da PROEXAE-UEMA, como apresentações em centros de saúde e centros de tratamento e reabilitação, encontros e acolhimentos.
Para acompanhar a agenda de apresentações da Orquestra de Violões da UEMA-EMEM, curta sua página no facebook https://www.facebook.com/orquestravioloesuemaemem/