Criada em 2005, UAB é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores, mas existem ofertas de formação para o público em geral. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.
UemaNet e sua importância para o futuro da educação no Maranhão
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 13 de dezembro de 2017
Um processo de aprendizagem completo, dinâmico e eficiente é o objetivo maior de toda instituição que trabalha com educação. A segunda década do século XXI, mais do que qualquer outra, vive imersa no ambiente digital e já dependente da tecnologia em muitas tarefas cotidianas.
No ensino superior, a materialização dessa educação através da tecnologia ocorre diretamente pelo processo de Educação à Distância (EAD), que funciona a partir de uma integração virtual entre o aluno e um tutor EAD.
No Maranhão, o Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet) é a grande referência do Estado na formação de alunos e tutores à distância. Com 19 anos de experiência, o Núcleo tem se expandido com muita rapidez, oferecendo, atualmente, 9 cursos de graduação, 15 cursos técnicos, 6 especializações e 21 cursos abertos.
“Ao longo desses anos, tivemos um crescimento muito grande. Fomos a primeira universidade a ofertar cursos abertos, gratuitos e massivos, em uma plataforma gratuita onde temos 140 mil inscritos de 40 países participando. Lançamos uma revista acadêmica, enfim, tivemos muitas ações ao longo desses anos. Nosso principal desafio atual é fazer que essa mediação tecnológica para educação cheguem nos cursos presenciais”, comenta a Profª. Ilka Márcia R. de Souza Serra, que é Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) e, recentemente, foi reeleita como presidente do Fórum de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
“Esse fórum tem um intuito de articulação entre os coordenadores UaB, ou seja, as universidades a nível de Brasil que ofertam cursos à distância, com a CAPES. Hoje, essa articulação é muito boa. Antes, as políticas vinham de cima para baixo, hoje não. Temos um diálogo fácil. Em um ano, vamos tentar trabalhar bem a permanência das ofertas, dos editais para ingressos de cursos à distância”, explicou Ilka.
Formação de tutores
Para a docente, a conquista dessa liderança está diretamente ligada ao bem-sucedido trabalho do UemaNet. “Nosso trabalho com educação à distância é reconhecido regional, nacional e internacionalmente. Ainda mais depois do I Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior, que agregou muito ao nosso trabalho. Também somos referência na formação de tutores. Os tutores do Brasil inteiro quem formou foi a UEMA em 2008”, contou a coordenadora, ressaltando que praticamente todos os tutores das demais instituições do Maranhão, particulares ou públicas, foram formados pela Universidade Estadual do Maranhão, através do trabalho do UemaNet.
Sucesso da EaD
Pesquisadores e profissionais do educação à distância garantem que essa categoria de ensino não pode ser mais encarada como uma técnica menos eficiente, mas como uma realidade. “Apesar da resistência, é inadmissível que qualquer aluno ou professor não entenda ou se recuse a dominar esses aplicativos, essa tecnologia. Precisamos, cada vez mais, fazer a tecnologia entrar na sala de aula, esse é o futuro”, comenta Ilka.
O sucesso dessa modalidade é tão real que os dados mais atualizados do UemaNet apontam que são mais de 8.500 alunos matriculados em cursos on-line da UEMA, sendo que 62% desses alunos têm de 26 a 30 anos, 56% são mulheres e 70% conciliam o estudo com o trabalho.
Estimativas apontam, ainda, que estudar fora de uma sala de aula tradicional reduzem os gastos em até 50%, se comparados com os custos do ensino presencial. Esse é o futuro e a UEMA dá sinais claros de que está, o tempo todo, de olho nele.
Por Lucas Vieira.
Foto por Rafael Carvalho.