Reitor participa da 1ª reunião do Conselho Universitário do Maranhão que buscará universalizar o ensino no Estado

Por em 7 de dezembro de 2017

Com o iIMG_7354ntuito de assessorar o Governador do Estado na formação de diretrizes da política de educação superior, ciência, tecnologia e inovação do Maranhão, foi realizada no Palácio dos Leões, na tarde de ontem (6), a primeira reunião do Conselho Universitário do Maranhão (CONUNI). A sessão, que marcou a posse dos integrantes do órgão colegiado, também foi utilizada para o estabelecimento das pautas prioritárias que serão viabilizadas a partir da parceria entre o Governo do Estado e as instituições.

O Governador Flávio Dino presidiu a reunião de trabalho e destacou a importância de definir os contornos institucionais do Conselho, partindo de diretrizes como o debate de ideias e acesso à educação superior.

“Queremos discutir o tema do acesso à graduação e à pós-graduação, buscar quais são as formas que podemos atuar juntos, de forma complementar, sem que ninguém abra mão dos seus projetos, mas em uma ação sinérgica, com o preenchimento de lacunas. E que com isso, possamos abrir ainda mais portas, mais possibilidades, ir para próximo das pessoas”, afirmou o governador.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa destacou: “Essa iniciativa do governador Flávio Dino em reunir as instituições de educação superior do nosso Estado é um ponto de convergência de propósitos institucionais e de governo, para que possamos alinhar nossas ações institucionais às nossas estratégias de pensar, elaborar e propor políticas públicas para o Maranhão. Espero que possamos apresentar as melhor experiências das nossas instituições e compartilhar com todos, no sentido de buscarmos os melhores caminhos para atender as necessidades do povo, com formação profissional de nível superior e também, iniciativas de ciência, tecnologia e inovação. O conselho veio ao encontro das expectativas das instituições e a UEMA está muito feliz em poder colaborar”.

IMG_7376Também estiveram presentes o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (David Telles); os reitores, Roberto Brandão (IFMA), Nair Portela (UFMA), Elizabeth Fernandes (UemaSul); Johnatan Almada (IEMA); Saulo Henrique (Uniceuma), além dos presidentes da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Alex Oliveira, e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), Felipe de Holanda.

A implantação do Conselho Universitário do Maranhão busca a formulação de cooperação interinstitucional e intergovernamental com um intercâmbio acadêmico e tem o objetivo de definir ações eficazes e democráticas além de discutir, compor, compartilhar e analisar programas, projetos e ações atinentes a política de educação superior, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Davi Telles.

“Os reitores, assim como os presidentes da FAPEMA e do IMESC, tomaram posse hoje, e a partir de agora vamos também incorporar ao Conselho os respectivos representantes das entidades de classes, docente e estudantil, conforme preconiza a Lei que instituiu o Conselho”, enfatizou Davi Telles.

Conselho

O Conselho Universitário do Maranhão (CONUNI) é fruto de projeto de lei encaminhado pelo Governo do Estado e aprovado na Assembleia Legislativa. A criação do Conselho é mais um dos compromissos de governo registrados na Justiça Eleitoral e cumpridos pela atual gestão.

O propósito do CONUNI é integrar universidades e faculdades no esforço de universalização do ensino, bem como na produção de ciência e tecnologia adequadas ao novo projeto de desenvolvimento do Maranhão.

Por: Karla Almeida