Inicia o projeto “Mesário Voluntário-Eleições 2018” no Campus Paulo VI
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 16 de novembro de 2017
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), recebeu a visita da comissão de mesários do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), terça-feira (14), durante os turnos matutino, vespertino e noturno para divulgação do Projeto “Mesário Voluntário – Eleições 2018” nas salas de aulas e demais dependências da UEMA.
O projeto foi desenvolvido pelo TRE-MA e tem como objetivo principal incentivar a adesão espontânea e consciente dos cidadãos brasileiros, especialmente, servidores públicos e universitários para o exercício da função de mesário.
O trabalho dos membros das mesas receptoras de votos (mesários) é de suma importância para o fortalecimento da democracia e para a busca de excelência na realização das eleições e da transparência de todo o processo, razão pela qual o TRE-MA tem feito esforços no sentido de montar uma equipe de trabalho mais capacitada de seu papel social.
Para tanto, o TRE-MA tem buscado incentivar servidores públicos das três esferas de governo a juntarem-se ao corpo de trabalho da Justiça Eleitoral, tal a parceria com a UEMA.
O estudante universitário que participar do projeto “Mesário Voluntário – Eleições 2018” tem os seguintes benefícios:
– isenção de taxa em concurso público estadual;
– 2 dias de folga no serviço para cada dia de convocação;
– horas extracurriculares em universidade conveniadas;
– desempate em concurso público.
“O objetivo é divulgar aos alunos o projeto e fazer com que nós possamos obter a participação dos alunos de nível superior a atuarem no momento da montagem das mesas eleitorais, conforme prevê o Código Eleitoral- Lei N°. 4.737/65, indicando que, preferencialmente, os mesários estejam no ensino superior ou diplomados e também abranger os professores e os serventuários da Justiça”, destaca o Chefe de Cartório da 89ª Zona Eleitoral, Ronaldo César Pereira Barros.
“O projeto Mesário Voluntário constitui-se como um mecanismo de exercício da cidadania consciente e espontânea que estimula os estudantes a participarem do processo eleitoral”, conclui a Coordenadora de Assuntos Estudantis da PROEXAE, Marília Martins.