Projeto “Prevenção de Acidentes e Segurança da Navegação na Pesca Artesanal” leva atendimento à comunidade da Praia do Mangue Seco
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 4 de setembro de 2017
Professores e alunos da Universidade Estadual do Maranhão realizaram uma ação social na comunidade do município de Raposa. A atividade socioeducativa fez parte do projeto “Prevenção de Acidentes e Segurança da Navegação na Pesca Artesanal da Colônia de Pescadores da Praia de Mangue Seco”, com a promoção de atividades sociais, consultas de enfermagem e palestra de conscientização na área de saúde e segurança do trabalho.
A ação contou com doação de livros, brinquedos, sorteio de brindes, como copos e garrafas, aplicação de flúor em crianças e adolescentes, histórias infantis e brincadeiras com crianças. O evento teve como objetivo beneficiar a colônia de pescadores e incentivá-los a buscar conhecimentos na área de saúde e segurança do trabalho.
O projeto atua desde o ano de 2016, entre as atividades desenvolvidas está a elaboração de um mapa de risco com os locais específicos, o grau e o tipo de risco ao qual os pescadores estão expostos, além da elaboração de um questionário, para situar as rendas mensais, o nível de escolaridade, tipos de riscos relacionados às atividades, entre outros.
“O projeto relacionado à saúde e segurança do trabalho enriquece o meu leque de conhecimentos, tanto técnico quanto teórico, abrangendo diversas outras áreas de atuação, além de possibilitar a convivência com pessoas de diferentes costumes, o que melhora o meu relacionamento interpessoal e consequentemente irá me auxiliar na vida profissional como gestor de pessoas”, aponta o estudante do Curso de Engenharia Mecânica, Lucas Carvalho.
O projeto conta com a orientação do professor Francismar Rodrigues de Sousa, com a participação do bolsista Lucas Costa de Carvalho e três voluntários Natassia Batalha Pereira, William Santos Batista e Alane Cristiane Dutra Matos.
“Com a finalização do projeto foram realizadas parcerias com estudantes de diversas áreas para poder realizar o evento socioeducativo, que contou com o apoio da estudante de odontologia Raquel Mendes, da estudante de enfermagem Débora Cunha, do tecnólogo em saúde e segurança do trabalho Flayton Soares, além de voluntários como Márcio Silva, Fábio Rodrigues e Heloyane Bezerra”, explica Lucas Carvalho.
Texto: Carol Ribeiro
Fotos: Banco de Imagem do Projeto