Coordenadora Geral do UEMANET participa da entrega de documento para institucionalização da educação a distância nas IES
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 1 de setembro de 2017
A coordenadora geral do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET) e presidente do fórum nacional da Universidade Aberta do Brasil (FORUAB), Ilka Serra, participou de reunião na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília, para entrega do documento de referência para orientação das Instituições de Ensino Superior no processo de institucionalização da educação a distância.
O documento, que foi entregue ao presidente da CAPES, Abílio Baeta Neves, é resultado dos estudos e discussões realizadas pelo Grupo de Trabalho de institucionalização da educação a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
“Importante salientar que esse documento se apresenta como um referencial sugestivo e de orientação para as IES, com o objetivo de auxiliar as mesmas, no processo de institucionalização da EaD, seja para aquelas, que estão iniciando ou para aquelas universidades que já estão em processo mais avançado de institucionalização dessa modalidade de ensino”, destaca Ilka Serra.
O grupo de trabalho iniciou as reuniões em 2016 e teve como meta analisar e apresentar propostas para o estabelecimento de orientações legais, organizacionais, pedagógicas e acadêmicas que permitam a institucionalização da EaD .
Participaram ainda da reunião representantes da Diretoria de Educação a Distância da CAPES, da Secretaria de Educação Superior (SESU), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES); do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF); e da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).
O documento de referência para orientação do processo de institucionalização será encaminhado para todas as Universidades públicas do país, que participam da UAB.
Por: Polyanna Bittencourt