Professor da UEMA toma posse na Academia Maranhense de Letras
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 10 de agosto de 2017
Na noite dessa quarta-feira (9), o professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), juiz de direito e escritor, Manoel Aureliano Ferreira Neto, tomou posse na Academia Maranhense de Letras (AML), na cadeira número 9, patroneada pelo poeta Gonçalves Dias.
O professor foi eleito no último mês de março, com 26 votos pelos acadêmicos da AML, concorrendo com a professora e escritora Azenate de Oliveira Sousa, para a vaga deixada por José Maria Ramos Martins. A cadeira ocupada pelo magistrado, que já pertenceu a Catulo da Paixão Cearense e ao historiador Mário Meireles, foi fundada por Inácio Xavier de Carvalho.
Segundo o professor Aureliano, tomar posse na AML é muito importante para sua vida acadêmica e literária, e, além disso, traz motivação e desejo de mobilidade para continuar militando no universo intelectual. “Chegar à Academia Maranhense de Letras coroa minha vida não só de professor, mas de intelectual, sem considerar que isso represente uma vaidade e, sim, um processo natural”, disse o professor. Ele declarou, ainda, que esse novo horizonte demonstra-lhe uma grande responsabilidade, sobretudo naquilo que escreve, no que pensa, “porque quem escreve não escreve para si, mas para as pessoas, para a sociedade”, aponta o imortal.
Conforme explica o reitor Gustavo Pereira da Costa, para a Universidade Estadual do Maranhão é uma honra ter o professor Manoel Aureliano como o mais novo acadêmico da Academia Maranhense de Letras. “A AML fez uma escolha justa em razão da capacidade intelectual e dos atributos morais, éticos e profissionais do professor Aureliano. Estive presente na cerimônia para prestigiar o colega professor e, ao mesmo tempo aplaudi-lo, bem como cumprimentar a Academia, na pessoa do professor Benedito Buzar, que é uma instituição que visa a preservação e a promoção da nossa cultura e das tradições literárias do nosso estado”, destacou o reitor.
O professor e juiz de direito Manoel Aureliano Neto, do 8° Juizado Cível de São Luís, integra também a Academia Imperatrizense de Letras e a Academia Maranhense de Letras Jurídicas. É autor dos livros “A aplicação dos princípios da proporcionalidade e razoabilidade nas relações de consumo” (2008), “Juizados Especiais Cíveis e o novo CPC” (2015), “Crônicas e reflexões”, “Canções de uma vida”, e em coautoria “Contos de Imperatriz”.
Participaram também da solenidade, o ex-reitor da UEMA, José Augusto Oliveira, os professores Iran Passos (Letras), José Antonio (Ciências Sociais), Vanda Rocha (Letras), Protásio dos Santos (Administração), além de acadêmicos da AML, juízes, promotores e convidados.
Texto: Alcindo Barros