Assembleia Legislativa do Maranhão homenageia a UEMA pelos 35 anos de história
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 17 de agosto de 2017
O ano de 2017 está sendo um marco para a Universidade Estadual do Maranhão. São 35 anos de história de uma Instituição que possui forte presença em todo o Estado, devido a sua estrutura multicampi, somada aos polos de educação a distância e do Programa Ensinar.
Com tamanha representatividade para todos os maranhenses, e em face de seus 35 anos de história, a Assembleia Legislativa do Maranhão realizou sessão solene nesta quinta, 17, para comemorar as bodas da UEMA.
Proposta pelo Deputado César Pires, professor da UEMA e ex-reitor da Instituição, a sessão solene contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia, Davi Teles, no ato representando o Governador Flávio Dino, do secretário do Tribunal de Contas, Bernardo Leal, que representou o presidente do mesmo, José Caldas, do presidente da FAPEMA, Alex Oliveira, do vice-reitor, Walter Canales Sant´Ana, do professor e ex-reitor da UEMA, José Augusto Silva Oliveira, além de deputados, docentes, diretores de centro, de curso, servidores, assessores especiais e autoridades locais.
César Pires afirmou que a UEMA é um orgulho para todos os maranhenses, devido a sua história de luta para chegar à posição na qual se encontra. “Hoje a UEMA possui grandes produções científicas, de relevância para toda a sociedade, tem mentes brilhantes, é realmente uma Instituição de grande importância para todo o Maranhão. Como não se orgulhar da UEMA? De toda minha história, nada me engrandece mais do que ter sido reitor dessa Universidade”, sublinhou.
O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, agradeceu em nome de toda comunidade acadêmica, pelo gesto honroso da Assembleia em homenagear a Universidade. Ele assegurou que basta olhar para toda a trajetória da UEMA, de grandes conquistas acadêmicas, de forte presença territorial, que será fácil compreender o orgulho que essa Instituição desperta nos maranhenses.
“A UEMA nunca temeu caminhar em direção ao novo, ao encontro de culturas e pessoas diferentes. Muitas foram as lutas travadas nessa caminhada, vários foram os momentos de dificuldade (…) mas a UEMA avançou, progrediu sem hesitação, pela vontade e pela coragem de mulheres e homens que se uniram para defender a causa da educação superior”, frisou.
Gustavo Costa ressaltou ainda que a uma universidade pública requer financiamento público, conforme prevê o art.220 da Constituição Estadual de 1989, e que o mesmo deve ser “consistente, regular, digno e compatível com o seu Plano de Desenvolvimento Institucional, à altura do seu desafio e de sua grandeza”, disse o Reitor.
Segundo ele, a UEMA reconhece e reivindica seu papel determinante no arranque para o desenvolvimento do Maranhão. “Sabemos o quanto somos imprescindíveis para a afirmação da cidadania, para o combate às desigualdades e para a construção de uma sociedade mais justa”, destacou.
Na sessão solene, o Reitor entregou ainda a medalha Gomes de Sousa, maior honraria da UEMA, ao Deputado Humberto Coutinho, presidente da Assembleia Legislativa. A medalha tem a finalidade de galardoar personalidades, de dentro e fora do território maranhense, merecedora de particular reconhecimento por suas realizações nas áreas da educação, da cultura, da ciência, das artes e da tecnologia.
Humberto Coutinho destacou o papel preponderante que essa Instituição de Ensino Superior representa para o Estado. “Desde o seu berço, a UEMA vem transformando história, especialmente de pessoas simples, em todo o Estado, e consequentemente, elevando o nível intelectual do Maranhão. Receber essa medalha é sinônimo de satisfação e alegria, pois quem faz educação nesse país pode ser considerado um herói”, concluiu.
Por: Walline Alves
Fotos: Rafael Carvalho