UEMAnet realiza Encontro de diretores de Centros/UEMA e coordenadores de Polo/UAB
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 12 de abril de 2017
Professores, coordenadores e gestores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) reúnem-se durante dois dias no Encontro de diretores de Centros/UEMA e coordenadores de Polo/UAB, que acontece até esta quarta-feira (12), no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet).
O encontro busca compartilhar informações e experiências relacionadas ao desenvolvimento dos Cursos no âmbito UAB e UEMA. Busca, ainda, articular ações administrativas e pedagógicas, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino da Universidade.
Durante a solenidade de abertura, o reitor Gustavo Pereira da Costa destacou o trabalho da Universidade na difusão da educação superior, com a oferta dos cursos EaD.
“Essa trajetória da UEMA, no que diz respeito aos cursos à distância, é uma trajetória vitoriosa. Ela começou, e ainda é presidida pela ousadia, pelo compromisso com a educação do Maranhão. Foi necessário vencer o ceticismo, a incredulidade e a desconfiança com a metodologia e fazer chegar em todos os quadrantes do Estado, a oportunidade de acesso ao ensino superior”, afirmou.
O gestor também apontou que um dos compromissos da universidade é reduzir a exclusão e promover a universalização do acesso à educação superior.
“Uma universidade presente é uma universidade viva! O trabalho da universidade é essencialmente cooperativo e necessariamente compartilhado, para que, no final, o produto desse esforço possa ser para o benefício de todos, que é o nosso propósito”, pontuou.
Ainda durante a abertura do evento, a coordenadora Geral do UEMAnet, Ilka Serra, recepcionou os representantes do Centros e Polos e reiterou o papel da Universidade no que diz respeito à democratização do conhecimento.
“Estamos aqui para fazer uma educação diferenciada na UEMA, mas principalmente para possibilitar a inclusão social e a democratização do conhecimento. Temos conseguido alcançar uma meta de gestão que reflete a do próprio Governo do Estado, de fazer um Maranhão diferente”
Ilka Serra também falou sobre a importância do diálogo permanente com os diretores de Centro e coordenadores de Polo, para a realização de um trabalho conjunto.
“Este é um momento para pensarmos e repensarmos como fazer a educação a partir de agora. Vocês são os atores principais dessa possibilidade. Ratificamos aqui o apoio que a Universidade nos dá para fazer uma educação diferenciada, possibilitando o desenvolvimento humano e social dos municípios maranhenses”, finalizou a coordenadora do UEMAnet.
Ainda durante a manhã, o representante da CAPES, Alexandre Marques Póvoa, ministrou a palestra “Novos projetos e monitoramento de Polos”.
O encontro de diretores e coordenadores conta com uma programação variada com palestras e oficinas ao longo dos dois dias de atividades.
Texto: Carol Ribeiro
Fotos: Edson Ferreira