Programas de pós-graduação têm início na UEMA em Caxias
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 4 de abril de 2017
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Campus de Caxias, realizou, nessa segunda-feira (03), a aula inaugural da primeira turma dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Modalidade Residência em Área Profissional da Saúde em Enfermagem Obstétrica, com a palestra ministrada pela presidente da COREMU-UEMA, Joseneide Câmara, que abordou o tema “A importância da residência multiprofissional na construção do SUS”.
O evento, que aconteceu no auditório Leôncio Magno, contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; do prefeito de Caxias, Fábio Gentil; do vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior; e da secretaria de Saúde de Caxias, Socorro Melo; entre outros.
Segundo a professora Jeseneide, a Residência Multiprofissional em Saúde é uma Pós-Graduação “lato sensu”, voltada para a educação em serviço e destinada às categorias que integram a área de saúde (Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional), excetuada a médica.
“Na verdade, esta especialização, trata-se de um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde”, disse a professora.
As atividades da Residência, de acordo com Joseneide, serão desenvolvidas nas dependências do Campus, sob o acompanhamento de docentes e estruturadas de forma a possibilitar a problematização da realidade por meio de orientações específicas, seminários, estudos de caso, aulas dialogadas, expositivas, contemplando as metodologias ativas como forma de ensino.
Os programas, que contam com 16 residentes, sendo 10 para Multiprofissional em Saúde da Família e 6 em Enfermagem Obstetrícia, tem duração de 2 anos e será realizado por uma equipe de professores capacitados.
Texto: Alcindo Barros