Programa “Mais Extensão” inicia 2ª operação de campo no Estado do Maranhão


Por em 31 de janeiro de 2017



mais extensãoO Programa Institucional “Mais Extensão Universitária” da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) iniciou a 2ª operação de campo desenvolvendo ações em 20 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão. A 2ª operação será realizada entre janeiro e março de 2017, com o envolvimento de mais de 40 profissionais e 185 alunos bolsistas da UEMA.

De acordo com o Edital, o Programa será executado em quatro operações semestrais, de julho de 2016 a janeiro de 2018, podendo os projetos serem desenvolvidos entre 18 e 24 meses, ou seja, alguns projetos serão desenvolvidos em três e outros em quatro etapas, culminando a última etapa em janeiro de 2018. Dez Centros e Campi da Instituição tiveram 43 projetos aprovados nesse Programa, são eles: CECEN/São Luís, Campus Caxias, Campus Bacabal, CCA/São Luís, Campus Timon, Campus Barra do Corda, CCSA/São Luís, CCT/São Luís, Campus Balsas e Campus Santa Inês.

O Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, destacou que o Programa é um avanço na política de extensão da Universidade: “Desde o lançamento do edital do “Mais Extensão”, em Dezembro de 2015, fomos surpreendidos positivamente pela comunidade universitária com um número significativo de projetos. O Programa marca o ineditismo da ação da UEMA dentro da consolidação de uma política mais efetiva da extensão universitária. Esse é um traço marcante e necessário da nossa universidade”.

A assessora do “Mais Extensão”, Geusa Dourado destacou que os projetos desenvolvidos nessa 2ª operação, são os mesmos projetos aprovados, porém com didáticas e metodologias especificas, de acordo com a necessidade de cada comunidade ou escola, conforme o objetivo de cada projeto. “A primeira etapa gerou muita expectativa, pois envolveu 43 projetos, com 42 coordenadores em 20 municípios e aproximadamente 200 alunos bolsistas da UEMA, diretamente”. E enfatizou, “a primeira etapa foi primordial para que os professores tivessem conhecimento da dimensão dos impactos de cada projeto, em cada um dos municípios de menor IDH. A partir de agora, os professores aumentarão o raio de públicos a serem atendidos, adequando as necessidades e melhorias de cada projeto, levando em consideração o primeiro ano de desenvolvimento”.

Programa Mais Extensão

O “Mais Extensão” abrange três dimensões básicas do desenvolvimento humano: produção/renda, educação e saúde. Dos 43 projetos aprovados, 11 foram da área da saúde, 21 da educação e 11 de produção e renda. O Programa vem proporcionando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão em municípios de menor IDH do Maranhão. O Índice de Desenvolvimento Humano é uma medida resumida do progresso em longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. As ações têm por objetivo promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

O “Mais Extensão” é realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), em parceria com Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP); Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV; VALE; Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão – FAPEAD; Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA; e Secretaria de Segurança.

Projetos Desenvolvidos

Sistema de Aquaponia: uma integração de peixes e hortaliças na melhoria do IDH

O “Sistema de Aquaponia” é um consórcio entre a aquicultura e a hidroponia, através de um tanque de criação e abastecimento dos peixes e uma cama de cultivo orgânico, em que possibilita uma produção mais rápida, diminuição de custos e maior rentabilidade, a partir de um consumo reduzido de água. Esse processo, pode ser adequado com materiais da própria região na produção de peixes e hortaliças para melhorar sensivelmente a vida do produtor.

Este projeto está sendo desenvolvido no município de Santana do Maranhão e, na 2ª operação de campo, será realizada a instalação de um tanque de criação e abastecimento de peixes e uma cama de cultivo orgânico, no povoado de Bacuri, para a execução do projeto.

De acordo com o coordenador do projeto, Eduardo Rodrigues, o sistema de Aquaponia será montado e adaptado para servir de exemplo para os municípios que fazem parte do Programa Mais IDH do Governo Estadual, oferecendo uma estrutura de fácil montagem e manutenção pelas pessoas ou grupos organizados. “Percebemos que, pela Aquaponia, conseguimos integrar vários valores, como a diminuição de custos e rentabilidade que permite ao pequeno produtor a facilidade com o manejo e a técnica, e também, o entendimento das deficiências e das necessidades nutricionais para o cultivo dos produtos ofertados. É uma colaboração efetiva ao Plano Mais IDH, do governo do Estado, no que diz respeito ao desenvolvimento regional, a intersetorialidade e a integração de políticas”.

O “Sistema de Aquaponia: uma integração de peixes e hortaliças na melhoria do IDH” foi recentemente, premiado pela revista Hidroponia, na categoria – Destaque Social. Além do coordenador, professor Eduardo Rodrigues, o projeto está sendo desenvolvido pelos alunos: Diego Marques Soares – Engenharia de Pesca; Cândido Bastos Neto – Engenharia Agronômica e Eduardo Queiroz – Zootecnia.

Projeto Gestão Democrática da Escola Pública: o papel do gestor da escola e a participação da sociedade de Santo Amaro do Maranhão

mais 2É um projeto que aproxima toda a comunidade, com o intuito de colaborar com o planejamento, a organização e a gestão das escolas, a partir do princípio participativo e democrático. É desenvolvido, em cima de oficinas e atividades práticas, para a montagem de um documento abrangente e completo, gerando uma formação continuada e a qualificação dos gestores.

De acordo com o coordenador do projeto, Fernando César dos Santos, “o objetivo primordial, é dar uma resposta para os municípios participantes e para o governo do Estado, e dar um retorno para a Universidade das condições de vida daquela população. O projeto vai sendo adequado de acordo com as necessidades de cada escola, isso que é o diferencial da extensão, permite ter uma abrangência maior e ser moldado de acordo com cada necessidade, com resultado significativo para todos”.

O projeto está sendo desenvolvido no município de Santo Amaro, por quatro alunos do curso de Pedagogia, em sete escolas da rede municipal e recentemente, foi apresentado e divulgado nacionalmente na revista do III Congresso Nacional de Educação – CONEDU, realizado em Natal.

Por: Karla Almeida



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