Discentes da Uema participam do Enade 2016
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 20 de novembro de 2016
Mais de 500 estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que aconteceu neste domingo (20), em todo o Brasil. O Exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.
Neste ano, foram convocados os alunos dos cursos de Agronomia, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia, Tecnólogo em Agronegócio e Tecnólogo em Gestão Ambiental dos campus de São Luís, Bacabal, Balsas, Colinas, Caxias, Grajaú, Itapecuru Mirim, Imperatriz e Santa Inês para realizar a prova.
Na ocasião, a equipe da Pró-Reitoria de Graduação (Prog) e diretores de curso prestaram assistência aos estudantes, recepcionando-os com a entrega de kits, no Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão.
“Ao longo da nossa gestão, temos trabalhado junto à Divisão de Acompanhamento e Avaliação do Ensino-Aprendizagem, que é ligada à Prog, no sentido de desmistificar a resistência que se tem às avaliações. E pelo Enade ser um componente curricular obrigatório, temos destacado cada vez mais a importância dele para a nota que o curso terá. Por isso, temos feito um trabalho de conscientização da importância desse Exame, junto aos alunos, e temos conseguido essa adesão”, destacou a pró-reitora de Graduação, Andréa Araújo.
O coordenador de Avaliação da UEMA, Francisco Nóbrega dos Santos, participou da recepção aos estudantes e frisou a importância da participação dos discentes no Exame.
“Esse estímulo começou com os diretores de curso, que têm mostrado a importância da realização dessa prova, e hoje estamos aqui apoiando os estudantes. Por isso sempre digo que o Enade não representa a nota do aluno, mas a nota da instituição, e a instituição somos todos nós”.
Enade
O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Por: Carol Ribeiro
Fotos: Edson Costa