Ações são desenvolvidas pelo projeto UEMA NA ESCOLA
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 13 de outubro de 2016
Com o objetivo de apresentar aos alunos do ensino médio, de escolas públicas e privadas, os cursos ofertados, os projetos de extensão desenvolvidos nas comunidades e a própria dinâmica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), alunos e professores do Campus Paulo VI, em São Luís, e dos Campi de Imperatriz e Caxias estão desenvolvendo ações do Projeto de Extensão denominado, UEMA NA ESCOLA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE).
O projeto UEMA NA ESCOLA está ocorrendo de forma simultânea nos municípios de Caxias, Imperatriz e São Luís, no período de 10 a 17 de outubro de 2016, como parte da programação da 9ª Jornada de Extensão Universitária – JOEX, promovida pela PROEXAE, no qual são apresentados os resultados obtidos na realização de projetos de extensão que envolvem docentes e discentes do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX.
ESCOLAS VISITADAS NA AÇÃO UEMA NA ESCOLA
Município |
Escolas |
São Luís |
Colégio Marista São Luís, CEM Liceu Maranhense, Ui Maria Jose Aragão e CE Paulo VI. |
Caxias |
CE Inacio Passarinho, CE Cônego Aderson Guimarães Junior,CE Eugenio Barros, FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COELHO NETO e CE Thales Ribeiro Gonçalves. |
Imperatriz |
Colégio Militar Tiradentes, Centro de Ensino Governador Archer eCE Nascimento de Moraes. |
De acordo com a Coordenadora de Extensão da UEMA, Ariadne Enes Rocha, “a ideia é que no próximo ano, o projeto UEMA NA ESCOLA, seja submetido para a Pró-Reitoria e aprovado como Programa, pois essa é uma ação piloto, em que os alunos apresentam seus projetos de áreas diversas e falam sobre o potencial de cada profissão escolhida e a dimensão de trabalho que a profissão pode alcançar, o que auxilia de certa forma a definição da escolha de profissões dos alunos de ensino médio”.
E concluiu, “observa-se com as experiências realizadas, que os alunos, professores e diretores das escolas atingidas com o projeto, ficaram muito satisfeitos com a iniciativa, pois era necessário um trabalho de campo que despertasse a importância da escolha das profissões, sendo uma oportunidade de conhecer e se identificar com as diversas áreas apresentadas”.
As comissões locais dos Campi de Imperatriz e Caxias estão sob a supervisão as professoras Sheila Silva Araújo e Jordânia Maria Pessoa, respectivamente.
A professora Sheila Silva Araújo, destacou que o projeto é uma iniciativa louvável, “foi surpreendente o depoimento dos bolsistas sobre a importância do projeto para a vida acadêmica e social deles, executados pela Universidade”.
Por: Karla Almeida