Reitor reúne com representantes do Congresso Brasileiro de Fruticultura
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 1 de setembro de 2016
A Comissão Organizadora do XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF) foi recebida pelo reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)), Gustavo Pereira da Costa, na sala de reunião da reitoria – Campus Paulo VI, na manhã dessa quarta-feira (31), para discutir a realização do evento em São Luís, no período de 17 a 21 do próximo mês de outubro, com o tema “Fruteira Nativa e Sustentabilidade”.
O congresso visa discutir, de acordo com o potencial do Maranhão nessa área, um programa de fruticultura que desenvolva o processamento de novas frutas que serão produzidas sem sementes, como o bacuri e a ata. Conforme os organizadores, a ideia é fazer do estado um polo de fruticultura com visão do agronegócio, por meio da industrialização da polpa do caju, do cacau, do abricó, e da manga, dentre outras.
Durante a reunião, o reitor Gustavo Costa explicou que a universidade, com toda a diligência de seus pesquisadores, pode muito contribuir com a implantação e o desenvolvimento dessa iniciativa. Ele disse, ainda, que de acordo com as possibilidades da instituição, será feita uma parceria para que o congresso seja realizado com sucesso.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e ex-reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Almy Júnior, a UEMA é uma grande parceira. Segundo ele, sua contribuição será fundamental para a concretização da qualidade do evento. “O CBF será um importante mecanismo para integrar as instituições e os produtores em um projeto de fruticultura sustentável no Maranhão”.
Já o professor Hamilton Almeida, presidente do CBF, informa que no congresso haverão palestras, mesas redondas, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e visitas técnicas, onde as discussões se darão, tanto sobre as fruteiras nativas, como sobre as de clima temperado, no caso, a uva, a pera, a maçã, o açaí, o bacuri, e o caju anão precoce, consideradas de grande potencial econômico.
Participaram, também, da reunião o vice-presidente do CBF, agrônomo Luiz Coêlho Júnior; o pesquisador da Embrapa Cocais, Eugênio Emérito; o presidente do Comitê Científico do CBF e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, Fabrício de Oliveira; e o diretor do Campus Imperatriz, Paulo Catunda.
Texto: Alcindo Barros
Fotos: Rafael de Carvalho