Parceria entre Serviço Médico e LACEN implanta posto de coleta para titulação contra raiva humana
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 5 de julho de 2016
Ontem (4), aconteceu a primeira coleta de sangue para titulação de anticorpos contra raiva, realizada pelo Posto Médico da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no Campus Paulo VI.
O exame está sendo disponibilizado para estudantes, professores e servidores por meio de uma parceria entre o Serviço Social Médico da IES e o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA).
Participaram dessa coleta 20 alunos do Curso de Medicina Veterinária.
Conforme o coordenador do Serviço Social e Médico da UEMA, Marcelo Vasconcelos, a amostra de sangue é colocada em uma centrífuga para separar o soro que será encaminhando para o LACEN a fim de detectar se a vacina ainda está atuando no organismo do indivíduo.
Ainda de acordo com Marcelo, caso a vacina não esteja mais atuando de modo eficaz, o estudante precisa tomar uma nova dose.
“Os alunos de Veterinária precisam tomar a vacina no início do curso e, quando vão iniciar o estágio, têm que apresentar a titulação comprovando que a vacinação está em dia e eles estão sem riscos de contaminação pelo vírus da raiva”, disse.
Interessados em fazer o exame precisam fazer um pré-cadastro no Posto Médico da UEMA. As coletas são feitas em grupo de 20 pessoas, portanto é necessário o agendamento do procedimento.
Não há recomendação específica antes do exame. A previsão para entrega do resultado é de até 2 meses.
A equipe envolvida na titulação é formada por um enfermeiro, farmacêutica e assistente social.
Esses profissionais foram treinados pelo técnico de Laboratório de Análises Clínicas do LACEN, Luís Fernando Barros Santos, na semana passada.
Por: Débora Souza