Gestores recebem treinamento sobre Módulo de Protocolo e Comunicação Interna do SigUEMA Administrativo
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 8 de março de 2016
Na última sexta-feira (4), o reitor, vice-reitor, pró-reitores e assessores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) participaram de um treinamento sobre o Módulo de Protocolo e Comunicação Interna, ministrado pelo instrutor da empresa ESIG Software e Consultoria, Felipe Medeiros.
O Módulo de Protocolo e Comunicação Interna é parte do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contrato (SIPAC), um dos sistemas adquiridos pela Universidade que informatiza a área orçamentária da Instituição e as consequentes requisições, além de disponibilizar portais de informações especiais para setores administrativos, dirigentes da instituição, para auditoria e controle interno e para a fundação de apoio à pesquisa.
De acordo com o pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Serra, o treinamento é a fase final do processo de implantação do módulo.
“Este momento que estamos vivenciando é de apresentação do módulo, que antes foi customizado, revisado e homologado para, finalmente, chegar ao estágio de treinamento dos usuários finais”, declarou.
Durante toda a semana, vários treinamentos foram realizados nos turnos matutino e vespertino. Grupos compostos por secretários, chefes de Departamento, diretores de Curso, diretores de Centro da capital e do interior foram capacitados.
Para José Martins do Núcleo de Tecnologia de Informação da UEMA, o trabalho que tem sido realizado para implantação do Sistema Integrado de Gestão (SigUEMA), via SigUEMA Administrativo e SigUEMA Acadêmico, compreende uma grande infraestrutura de hardware, software e rede.
“A maneira como a UEMA faz a governança desse sistema é diferente de outras instituições. A compreensão que a Instituição tem de trabalhar com protocolo, por exemplo, é sem tramitação de papel e isso, basicamente, significa reconstruir dois terços do módulo de protocolo”, disse.
Aproveitando a ocasião, o professor Roberto Serra adiantou que o próximo módulo a ser implementado será o de Graduação. Ele informou que já estão trabalhando para migrar os dados do sistema atual de graduação para o novo sistema.
“Estamos confiantes de que não haverá problemas com a migração para o novo sistema. O nosso objetivo é que, entre maio e julho, seja dada a formação necessária para termos a primeira matrícula online do novo sistema da UEMA no segundo semestre de 2016”, pontuou.
Por: Débora Souza