UEMA assina acordo de cooperação com Universidade de Portugal
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 17 de novembro de 2015
Visando desenvolver relações de cooperação com base em entendimentos mútuos, enfatizando o intercâmbio acadêmico e cultural nas áreas de educação e pesquisa, o vice-reitor Walter Canales recebeu, na manhã desta terça-feira (17), na sala de reunião da Reitoria-Campus Paulo VI, o representante da Universidade do Porto-Portugal, professor Abílio Almeida, que estava acompanhado do coordenador do Acordo de Cooperação entre a UEMA e a Universidade Portuguesa, Welberth Ferreira.
O documento, que será assinado pelo reitor Gustavo Pereira da Costa na próxima sexta-feira (20), mostra que a cooperação inclui qualquer programa oferecido e proposto pelas partes desde que venham a contribuir para o fomento e o desenvolvimento de relações entre as duas universidades.
Conforme explicou o professor Walter Canales, a intenção do convênio é a troca de conhecimentos entre as instituições. “Com o acordo, tanto a UEMA como a Universidade do Porto pode estar encaminhando entre si professores, alunos e técnicos de nível superior, objetivando a busca de novas experiências acadêmicas”, disse.
Para o professor Welberth, este Termo, uma vez assinado, garante no prazo de cinco anos, podendo ser renovado, fomentar o desenvolvimento no âmbito do ensino e da pesquisa, por meio do translado de professores, alunos e técnico-administrativos, sejam eles brasileiros ou portugueses, no intuito de qualificar ambas as partes.
O professor Abílio, que também ministrará a palestra “Fundamentos e aplicações tecnológicas de materiais polarizáveis multifuncionais”, na próxima quinta-feira, às 16h, no UEMANET, explica que, apesar de os trabalhos serem iniciados na área de física, o acordo poderá se expandir para outras áreas, durante a vigência do convênio. “Além da física, onde estou, esperamos que esse seja o primeiro passo de uma colaboração futura”.
Os programas e atividades a serem desenvolvidos, inicialmente, no convênio são: Intercâmbio de membros do corpo docente e do quadro técnico de nível superior; Intercâmbio de estudantes; Elaboração de atividades conjuntas de ensino e pesquisa; Participação em seminários e encontros acadêmicos; Participação em programas acadêmicos especiais de curta duração; Desenvolvimento de atividades de intercâmbio cultural; Realização de treinamento, nos níveis de graduação e pós-graduação, nos cursos oferecidos por ambas às instituições; Criação de oportunidades para o desenvolvimento do quadro acadêmico-funcional de ambas as partes, através da utilização de licenças sabáticas e outros programas de aprimoramento de pessoal; e Prestação de consultorias.
Texto: Alcindo Barros
Fotos: Edson Costa