UEMA participa de assinatura de Convênios e Contratos em benefício de Mototaxistas e Motoboys
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 25 de setembro de 2015
Na tarde de ontem (24), no salão de atos do Palácio dos Leões, o reitor Gustavo Pereira da Costa participou da solenidade de lançamento, com a presença do governador Flávio Dino, de um conjunto de ações voltadas para a Segurança Pública, Saúde e Regularização de documentos de motoboys e mototaxistas do Maranhão.
Entre as parcerias construídas com o Governo do Estado, o professor Gustavo Costa, representando a Universidade Estadual do Maranhão, assinou com o Departamento de Trânsito do Estado do Maranhão (Detran), o Acordo de Cooperação Técnica para Confecção de Materiais Didáticos Eletrônicos do Curso de Formação para Turmas Futuras, e a disponibilização, por meio da internet, de aulas teóricas dos cursos de Formação para os Mototaxistas maranhenses.
Com esse gesto, o Governo incentiva a regularização de documentos que possibilitam um maior cuidado na preservação da vida do condutor de moto e, certamente, a diminuição de acidentes de trânsito com essa categoria. “Estamos, hoje, dando mais alguns passos relativos à formação profissional desses condutores, que são essenciais para o exercício regular da profissão, propiciando oportunidades de formação, usando excelentes tecnologias, na parceria valiosa com as empresas e instituições do estado”, destacou o governador.
De acordo com o reitor, a UEMA vai oferecer sua base tecnológica de educação a distância para viabilizar a formação e atualização dos mototaxistas em todo o território maranhense. “É uma ação importante da universidade, que tem uma larga experiência em oferecer, por meio de suas tecnologias, educação de maneira integrada e, neste processo de parceria com o Detran, podemos atender esta categoria, que há muito tempo reivindicava um nível maior de qualificação”, declarou o professor.
Além da UEMA e do Detran, participaram da assinatura do conjunto de ações a Federação das Associações e Sindicatos dos Mototaxistas, Motoboys e Motofretistas (Fessimoto), o Sindicato do Centro de Formação de Condutores, e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). Com o Sest/Senat , o Maranhão está assegurando 1000 vagas gratuita em aulas presenciais do Curso de Formação, sendo 300 vagas para São Luís e 700 para os municípios de Pinheiro, Santa Inês, Caxias, Presidente Dutra, Balsas, Grajaú e Chapadinha.
Na solenidade estavam presentes os pró-reitores da UEMA, Roberto Serra (Planejamento) e Gilson Mendonça (Administração), Eliza Flora (Assessora de Planejamento do UemaNet), deputados Estaduais, e representantes da Secretaria de Estado da Fazenda, do Sebrae, e do Sindicato dos Mototaxistas, Motoboys e Motofretistas(Fessimoto).
por Alcindo Barros