Professores e alunos celebram Dia do Biólogo
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 3 de setembro de 2015
O dia do Biólogo foi instituído após a Lei nº 6.684, que institui o profissional portador do diploma apto a exercer a profissão. Para celebrar esta data, professores e alunos do Curso de Ciências Biológicas da UEMA realizaram, na manhã desta quinta-feira (03), uma celebração para homenagear os discentes e docentes que constituem os profissionais da Biologia da universidade.
Na oportunidade, a professora Andrea Azevedo falou sobre a importância dos profissionais e relembrou a recente conquista do Curso de Ciências Biológicas da UEMA, que foi contemplado com o Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas, concedido pelo Conselho Federal de Biologia aos onze melhores cursos da área no País.
“Hoje é dia de prestar homenagem à profissão e aos seus profissionais, é um momento de reassumir compromissos pessoais com a ética, sem esquecer os interesses comuns, a preocupação com vida e a sustentabilidade do planeta. É a ocasião para refletir e superar as dificuldades e compreender que a biologia chega aos dias atuais com a marca da tradição, porém sem ter perdido a sua essência criativa, inovadora e vigorosa do compromisso, não só com as plantas e com os animais, mas com todos ao nosso redor”, falou a docente.
Para o diretor do Curso, José Maurício Dias Bezerra, a profissão de Biólogo contempla todos os aspectos da vida. “Temos que festejar a generalidade de ser biólogo, não só como profissional, mas também aquelas pessoas que tem o espírito do biólogo. Sabemos que a Biologia, para quem gosta, é um estilo de vida. E, pra mim, é uma das profissões mais bonitas, porque trata dos aspectos da vida”, afirmou.
O estudante Marcos Eduardo Miranda, do 6º período, também destacou que a atuação do profissional de Ciências Biológicas transcende os muros da universidade:
“Ser biólogo é ir além das fronteiras da universidade, trabalhar não somente no laboratório ou no campo, mas expressar um modo de vida que sirva de exemplo para a sociedade, visando à conservação, a preservação dos bens naturais, de uma vida mais sustentável e harmoniosa com a natureza e com o próximo”.
Por: Carol Ribeiro