Reitor entrega ao Governador projeto do Centro de Ciências Agrárias em Imperatriz
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 14 de maio de 2015
Em concorrida sessão pública, realizada ontem (13), no auditório do Parque de Exposições, em Imperatriz, o reitor Gustavo Costa entregou ao governador Flavio Dino, o projeto do Centro de Ciências Agrárias da UEMA naquela cidade.
Esse projeto consiste na construção, com recursos do BNDES, de um prédio de 2 pavimentos, de 5.500 m2, com salas de aula, laboratórios, setores administrativos, biblioteca e auditório, que irá atender diretamente aos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Florestal da UEMA. Serão beneficiados desde o agronegócio à agricultura familiar, com ações realizadas nas áreas de pesquisa, de prestação de serviços e de extensão.
Na ocasião, o reitor Gustavo Costa fez a entrega ao governador do catálogo descritivo do projeto com as plantas e fotos em perspectiva do futuro prédio. Explicou aos presentes o impacto desse centro para o ensino e a pesquisa na região e reafirmou a posição da UEMA como instituição estratégica para o desenvolvimento do Estado. O reitor também agradeceu ao presidente do Sinsural, Renato Pereira, a doação do terreno de 5 hectares para Universidade, que será ocupado com esse primeiro projeto.
“Vivemos hoje um grande momento, de um forte simbolismo. Estamos prestando contas ao governo do Estado e à sociedade maranhense no tocante à apresentação de um projeto que vai produzir uma mudança essencial na configuração da atuação da UEMA na cidade de Imperatriz e região”. O reitor declara ainda, que “em menos de 4 meses, essa é mais uma ação concreta em prol do ensino superior estadual decorrente da decisão política do governo de investir na consolidação da UEMA”.
O governador Flávio Dino disse estar muito satisfeito com a agilidade e a qualidade do projeto apresentado. Enalteceu a UEMA pela atitude de ser parceira efetiva do seu governo nesses primeiros meses, sempre apresentando boas ideias e priorizando as ações estratégicas que melhorem a vida dos maranhenses. O governador reiterou seu compromisso com Imperatriz e com a região Tocantina, com os jovens maranhenses e com a UEMA.
“Estamos aqui para dar evidência de como entendemos o papel da UEMA nesse momento de mudança que o Estado vive. O investimento que faremos para construir esse centro de referência para as agrárias é fruto de uma visão estratégica de desenvolvimento, de um compromisso respeitoso com a sociedade tocantina e de um desejo de fortalecer a Universidade Estadual”. E acrescentou: “Não faltarão recursos para bons projetos na UEMA. Confio no reitor e na sua equipe para realizarem muito mais”.
Fizeram uso da palavra o prefeito de imperatriz, Sebastião Madeira, o secretário de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré, e o presidente do Sinsural, Renato Pereira.
Marcaram presença no evento os deputados estaduais Marco Aurélio e Léo Cunha, o deputado federal Deoclides Macedo, o diretor do CESI, Paulo Catunda, o chefe de gabinete da reitoria, César Choairy, o coordenador de Planejamento Físico da Proplan, Vitor Hugo Plum, além de professores, gestores, alunos, técnicos, produtores, empresários e convidados.