Proposta de tabela salarial docente é entregue na SEGEP
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 12 de maio de 2015
Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (12), o reitor da UEMA, Gustavo Costa, e o presidente da APRUEMA, Mivaldo Álvares entregaram ao secretário de Gestão de Previdência (SEGEP), Felipe Camarão, a proposta da nova tabela de vencimento da Carreira do Magistério Superior já com a inclusão da classe de professor associado.
Segundo explicou o reitor, a proposta de tabela apresentada foi construída pelos professores, representados pela APRUEMA, com a participação da Pró-Reitoria de Administração (PRA) e aprovada pelo Conselho de Administração da UEMA. Conforme explica o professor, essa proposta contempla uma antiga reivindicação dos docentes, a criação da classe de professor associado. E acrescenta: “A proposta apresentada, materializa uma justa e legítima pretensão dos docentes da UEMA, elaborada de modo responsável e coerente com a política estadual de valorização do profissional da educação”. Quanto à criação da classe de professor associado, declara o reitor, “é indispensável ao desenvolvimento da carreira dentro do contexto atual da UEMA, de estímulo à produção acadêmica”.
O professor Mivaldo Àlvares explicou ao secretário o modo de construção da tabela e seu principal fundamento: a equiparação com o nível inicial com os valores praticados para os professores da educação básica. Pela proposta, os níveis iniciais estão igualados em R$ 2.492,72, sendo que hoje o da UEMA é de R$ 1.904,95 (auxiliar I, 20 horas). Mivaldo relata que a valorização da carreira docente é a base para uma educação de qualidade e que os professores da UEMA, qualificados e atuantes, merecem esse reconhecimento.
O secretário Felipe Camarão recebeu o documento e ouviu atentamente as explanações. Em seguida, disse que o governador Flávio Dino determinou que seja dada absoluta prioridade à educação e que isso passa pela remuneração dos professores. Felipe ainda elogiou a atitude da UEMA pela forma como apresentou o pleito, já com estudos financeiros e de impacto, e explicou como vai se dar a análise no âmbito do Poder Executivo. Após esta etapa inicial, o projeto seguirá para o Comitê de Política Salarial, para o governador e, em seguida, para a Assembleia Legislativa.
Estivaram também na reunião o vice-reitor da UEMA, Walter Canales, o pró-reitor de Administração, Gilson Mendonça; o coordenador de Pessoal, Célio Gama; e o professor Manoel Salgado.