Mestrado Acadêmico em Recursos Aquáticos e Pesca realiza aula inaugural
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 11 de março de 2015
O Mestrado Acadêmico em Recursos Aquáticos e Pesca da UEMA realizou, nessa terça-feira (10), a aula inaugural da segunda turma. Com o tema “Ecotoxicologia como Ferramenta para a Avaliação Ambiental”, a recepção reuniu alunos, pesquisadores e gestores no auditório do prédio da Biologia.
O programa de pós-graduação busca formar profissionais especializados em recursos aquáticos e pesca, engajados na docência e na pesquisa científica relacionadas à bioecologia dos recursos pesqueiros e às formas de monitoramento, manejo e Educação Ambiental direcionados para os recursos aquáticos.
Para ministrar a aula inaugural, o professor Ricardo Luvizotto, do Laboratório de Ecotoxicologia da UFMA, apresentou um panorama sobre os estudos toxicológicos e seus efeitos no ambiente.
“Nós temos um desafio muito grande de conciliar desenvolvimento com qualidade de vida. Nesse desafio de encontrar água em quantidade e em qualidade para atender nossas demandas, a Ecotoxicologia surge como uma ferramenta muito útil para identificar a qualidade ou mesmo os riscos que uma água contaminada pode oferecer para a sociedade”, explanou o pesquisador.
A coordenadora do Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca da UEMA, Raimunda Fortes, parabenizou os 10 alunos ingressantes e falou sobre as linhas de pesquisa do Programa, que estimulam trabalhos na área de recursos aquáticos.
“A nossa expectativa é que os alunos continuem produzindo. As três linhas de pesquisa que contemplam o Programa buscam adaptar e desenvolver novas metodologias de pesquisas voltadas para a conservação dos recursos aquáticos. Esse Mestrado tem muito a contribuir para o desenvolvimento de metodologias de monitoramento e conservação dos ambientes aquáticos”, pontuou.
Na oportunidade, o vice-reitor Walter Canalles Santana parabenizou os alunos ingressantes e falou da importância do mestrado para o desenvolvimento de pesquisas.
“Feliz é o curso que tem uma pós-graduação strictu sensu, porque permite aos professores que aprofundem suas pesquisas, aos alunos que possam dar continuidade nos estudos da graduação, à universidade que ganha em qualidade no ensino e na investigação científica, e à sociedade porque ganha conhecimento. Então a UEMA deve apoiar para que vocês consigam produzir cada vez mais pesquisas científicas”, afirmou o vice-reitor.
Durante a aula inaugural foi realizado, ainda, o lançamento do livro “Áreas de Proteção Ambiental no Maranhão: situação atual e estratégias de manejo”, que conta com publicação dos alunos da primeira turma do Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca da UEMA.
Por: Carol Ribeiro
Fotos: Edson Ferreira