Professor da Uema será o novo diretor-presidente da Fapema
Por em 12 de novembro de 2014
O professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Alex Oliveira de Souza foi anunciado por Flávio Dino como o novo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a partir de 1º de janeiro.
O professor Alex assumirá a Fundação com a diretriz de popularizar a Ciência e a Tecnologia no Maranhão, ampliando o acesso aos pesquisadores, visando o avanço da pesquisa no estado e a promoção da transparência nas ações desempenhadas pela instituição.
Tem experiência na área de Planejamento e Projeto Urbano e Regional, com ênfase na construção de projetos em ambientes colaborativos, participativos e sustentáveis, atuando, entre os temas, com inovação Urbana e Sustentabilidade de Sítios Urbanos de Interesse Social, Cultural e Ambiental. Possui vários trabalhos publicados em anais de congressos, periódicos e livros.
Alex Oliveira é doutor em Urbanismo pela Universidade Paris Est, mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco e arquiteto e urbanista pela Universidade Federal da Paraíba.
Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócio Regional, vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão, e membro titular do Conselho Estadual das Cidades do Maranhão, com atuação junto a movimentos sociais.
A Fapema está vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Alex Oliveira assumirá a Fundação com a diretriz de popularizar a Ciência e a Tecnologia no Maranhão, com a ampliação do acesso a pesquisadores, fomento à pesquisa no estado e promoção da transparência nas ações desempenhadas pela instituição.
Será da Fapema também o cumprimento de uma das propostas listadas no Programa de Governo de Flávio Dino: investir na formação de Doutores, com a concessão de bolsas, e aplicar uma política de descentralização para atingir diferentes regiões do estado. Outra iniciativa será o Programa Inova Maranhão, com o incentivo de descobertas científicas e tecnológicas.