Cineclube Olhares do Cesti promove 6º Ciclo de Filmes
Por em 26 de novembro de 2014
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Departamento de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Timon (Cesti), realizará, a partir de sábado (29), o 6º Ciclo de Filmes do Cineclube Olhares, com a temática “Fatos Sociais Brasileiros”.
O Cineclube Olhares é um Projeto de Extensão que começou em maio deste ano e está sob a coordenação do professor Marcos Roberto Aquiles. Além disso, é ligado ao grupo de pesquisa de Filosofia da Educação, que é coordenado pelos professores Luis Magno Veras Oliveira e Magda Núcia Albuquerque Dias.
As exibições dos filmes ocorrerão aos sábados e têm como objetivo impulsionar debates entre alunos da Instituição e membros da comunidade, bem como incentivar e direcionar as produções de artigos científicos e materiais áudio visuais relacionados ao filmes exibidos.
Os participantes do 6º Ciclo de Filmes terão direito a certificados de 40h e 60h no final desta série de exibições.
Confira a Programação
DIA 29.11.14 (Sáb/09h00min)
FILME: LÚCIO FLÁVIO, O PASSAGEIRO DA AGONIA
(1977, Drama,BR,1h58min, Direção: Hector Babenco)
Sinopse: Nos anos 1960, surge uma organização, batizada pela crônica policial brasileira como Esquadrão da Morte, que passa a combater o crime à margem da lei. Nessa conjuntura, surgem vários episódios e personagens que marcaram uma época. Lúcio Flávio (Reginaldo Farias) é um deles. Ele se tornou um conhecido bandido no Rio de Janeiro.
DIA 06.12.14 (Sáb/09h00min)
FILME: EU MATEI LÚCIO FLÁVIO
(1979,Drama, BR, 97min,Direção: Antônio Calmon)
Sinopse: Jovem, classe média, Mariel Mariscot de Mattos, ganhou fama como policial de atuação no submundo do crime. Seu primeiro trabalho como guarda-vidas na Zona Sul do Rio de Janeiro, abriu-lhe as perspectivas para entrar na Academia de Polícia, onde integrou um grupo de policiais de elite, especializados no combate a bandidos de alta periculosidade. Com as mesmas origens de Mariel, Lúcio Flávio Vilar Lírio, é um jovem em busca de ascensão social. Opta pelo crime. Seu bando tornam-se os mais procurados pela polícia. Lutando em campos opostos, Lúcio e Mariel acabam se defrontando, numa representação individualizada de uma luta global entre polícia e marginais.
DIA 13.12.14 (Sáb/09h00min)
FILME: PIXOTE – A LEI DO MAIS FRACO
(1980, Drama, BR,2h05min,Direção: Hector Babenco)
Sinopse: Pixote (Fernando Ramos da Silva) foi abandonado por seus pais e rouba para viver nas ruas. Ele já esteve internado em reformatórios e isto só ajudou na sua "educação", pois conviveu com todo os tipos de criminosos e jovens delinquente. Ele sobrevive se tornando um pequeno traficante de drogas, cafetão e assassino, mesmo tendo apenas onze anos.
DIA 20.12.14 (Sáb/09h00min)
FILME: QUEM MATOU PIXOTE
(1996, Drama, BR, 1h57min, Direção: José Joffly)
Sinopse: A história de Fernando Ramos da Silva, um semi-analfabeto que ficou conhecido ao interpretar o papel-título em "Pixote – A Lei do Mais Fraco". Porém, quando a fama acabou ele não conseguiu trabalho como ator, se desesperou e acabou enveredando pelo crime, como o personagem que interpretou.