Primeira defesa do Dinter em Ciências da Literatura estuda poesia de Nauro Machado
Por em 1 de abril de 2014
Começou na semana passada a defesa das teses do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ciências da Literatura – uma parceria entre a Universidade Fedferal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
A primeira apresentação foi realizada pelo professor Valderi Ximenes de Meneses, do Centro de Estudos Superiores de Bacabal (Cesb), com o título “O Perfil da Poesia de Nauro Machado no cenário da Literatura Maranhense”, sob a orientação do professor Alberto Pucheu Neto.
A defesa ocorreu na UFRJ, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Literatura. O trabalho aborda a poética de Nauro Machado, o conjunto de sua produção em poesia, por meio da análise da visão de mundo do escritor, tendo como inserção temática a angústia, a religiosidade e a sexualidade.
Segundo Valderi, Nauro é, na atualidade, um dos maiores poetas maranhenses e um dos mais importantes do Brasil, suas poesias são marcadas pelo caráter existencialista e refletem a relação do escritor com a cidade.
A banca de avaliação foi composta pelos professores Martha Alkimim de Araújo Vieira (UFRJ), Frederico Augusto Liberalli de Goes (UFRJ), José Henrique de Paula Borralho (Uema) e Claudicelio Rodrigues da Silva (UFC).
Iniciado em 2010, o Dinter qualifica professores de São Luís, Caxias e Bacabal.