Trote Solidário do Curso de Física mobiliza comunidade acadêmica da Uema
Por em 23 de março de 2012
Desde as 8h30, a unidade móvel de coleta de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) já se faz presente no campus Paulo VI, em frente ao prédio do Serviço Social e Médico da Uema.
A iniciativa, coordenada pelo Centro Acadêmico e pela Direção do Curso de Física, integra a ação social, denominada de “Trote Solidário”. O objetivo é sensibilizar a comunidade acadêmica e circunvizinha da instituição, para a necessidade de doação de sangue, colaborando assim para a manutenção do estoque do Hemomar.
Nesta manhã (23), a movimentação no local de doação foi intensa e, houve participação expressiva de doadores, que consideraram a ação social como um evento de grande valia.
Para a acadêmica do 7º período de Medicina Veterinária, Deborah Cristina Marquinho Silva, o Trote Solidário representa uma oportunidade de expressar sensibilidade à causa alheia. “Essa é a primeira vez que faço doação de sangue, mas reconheço que doar é um ato de amor. Significa ajudar alguém que realmente precisa”, comentou.
Os doadores voluntários que solidariamente desejam contribuir com a ação social deverão se dirigir, até às 16h, ao local onde está sendo realizada a coleta. Há uma equipe de especialistas preparados para receber os doadores.
É importante destacar que, apesar de ser um ato nobre, existem algumas exigências aos doadores como, por exemplo, estar bem de saúde, ter idade entre 18 e 65 anos e ter peso acima de 50 Kg. É necessário, além da apresentação de documento de identificação com foto, que no dia da doação a pessoa tenha dormido na noite anterior, no mínimo, 6 horas, e que não tenha ingerido bebida alcoólica 12 horas antes de doar.