CESC constrói Laboratório para estudos do aço e do teatro científico
Por em 12 de março de 2012
No Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC) está sendo concluída a primeira fase da obra de infraestrutura do Laboratório de Materiais e
Divulgação Científica, com o objetivo de desenvolver pesquisa em duas áreas distintas: oxidação em altas temperaturas e divulgação e
popularização das ciências, por meio do teatro científico, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria de Fátima Salgado.
A professora Fátima testa aço em equipamento do laboratório |
A
construção é financiada pela Fapema, e sua conclusão está prevista para o final deste ano. Segundo a professora Fátima, esses estudos representam
uma grande contribuição, que culminará com a melhoria do conhecimento científico da comunidade acadêmica do CESC.
Conforme consta no
projeto, algumas das ações metodológicas que serão desenvolvidas nos estudos estão a revisão de leitura, redação de textos teatrais,
elaboração de relatórios e material para publicação em congressos e revistas das atividades desenvolvidas pela equipe executora do projeto;
preparação, oxidação, caracterização microestrutural e química das amostras de aço inoxidável; organização e
confecção de material para divulgação de espetáculos teatrais; entre outros.
A professora Fátima afirma que, com esse espaço
conquistado, o CESC estará ganhando uma mobilidade junto à comunidade acadêmica, aos alunos da educação básica, assim como junto à comunidade
em gral, o que segundo ele, suscitará o potencial de realização de pesquisa nas áreas da educação, da ciência e tecnologia, da cultura e da
arte.
PESQUISA EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS – Os aços inoxidáveis surgiram de estudos realizados em 1912, tanto na Inglaterra como na Alemanha, e
são ligas de ferro (Fe), carbono (C), e cromo (Cr), com teores de cromo acima de 10,50% (Arcelor Mittal, 2007). Este tipo de aço é de grande importância para
aplicações em determinados ambientes ou situações, devido a sua capacidade de resistir à corrosão, aliada a algumas propriedades
mecânicas.
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA – TEATRO CIENTÍFICO – A possibilidade de utilizar a expressão artística para abordar a
física sob diferentes perspectivas nos espaços formais de educação, enfatizando e valorizando os princípios éticos dos cientistas, faz com que sua
presença também em ambientes não formais de educação, contribua para a formação do cidadão, pois estas ações mostram
ideologias também na própria formulação da física.
A professora Fátima conclui explicando que o principal objetivo do projeto
é implantar um laboratório no CESC, visando desenvolver atividades de pesquisas em oxidação em altas temperaturas na área de Engenharia de Materiais e
Difusão e Popularização da Ciência, com atividade de divulgação científica, por meio do teatro científico, para desenvolver o projeto
“Trazendo a física para a boca da cena”.