CESC constrói Laboratório para estudos do aço e do teatro científico


Por em 12 de março de 2012



 

No Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC) está sendo concluída a primeira fase da obra de infraestrutura do Laboratório de Materiais e

Divulgação Científica, com o objetivo de desenvolver pesquisa em duas áreas distintas: oxidação em altas temperaturas e divulgação e

popularização das ciências, por meio do teatro científico, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria de Fátima Salgado.

A professora Fátima testa aço em equipamento do laboratório

 

A

construção é financiada pela Fapema, e sua conclusão está prevista para o final deste ano. Segundo a professora Fátima, esses estudos representam

uma grande contribuição, que culminará com a melhoria do conhecimento científico da comunidade acadêmica do CESC.

Conforme consta no

projeto, algumas das ações metodológicas que serão desenvolvidas nos estudos estão a revisão de leitura, redação de textos teatrais,

elaboração de relatórios e material para publicação em congressos e revistas das atividades desenvolvidas pela equipe executora do projeto;

preparação, oxidação, caracterização microestrutural e química das amostras de aço inoxidável; organização e

confecção de material para divulgação de espetáculos teatrais; entre outros.

A professora Fátima afirma que, com esse espaço

conquistado, o CESC estará ganhando uma mobilidade junto à comunidade acadêmica, aos alunos da educação básica, assim como junto à comunidade

em gral, o que segundo ele, suscitará o potencial de realização de pesquisa nas áreas da educação, da ciência e tecnologia, da cultura e da

arte.

PESQUISA EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS – Os aços inoxidáveis surgiram de estudos realizados em 1912, tanto na Inglaterra como na Alemanha, e

são ligas de ferro (Fe), carbono (C), e cromo (Cr), com teores de cromo acima de 10,50% (Arcelor Mittal, 2007). Este tipo de aço é de grande importância para

aplicações em determinados ambientes ou situações, devido a sua capacidade de resistir à corrosão, aliada a algumas propriedades

mecânicas.

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA – TEATRO CIENTÍFICO – A possibilidade de utilizar a expressão artística para abordar a

física sob diferentes perspectivas nos espaços formais de educação, enfatizando e valorizando os princípios éticos dos cientistas, faz com que sua

presença também em ambientes não formais de educação, contribua para a formação do cidadão, pois estas ações mostram

ideologias também na própria formulação da física.

A professora Fátima conclui explicando que o principal objetivo do projeto

é implantar um laboratório no CESC, visando desenvolver atividades de pesquisas em oxidação em altas temperaturas na área de Engenharia de Materiais e

Difusão e Popularização da Ciência, com atividade de divulgação científica, por meio do teatro científico, para desenvolver o projeto

“Trazendo a física para a boca da cena”.

 



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